(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeita de Conceição do Mato Dentro é cassada por improbidade administrativa

Com sete votos favoráveis, a Câmara Municipal da cidade aprovou o afastamento da prefeita por iregularidades em sua administração


postado em 03/01/2012 18:21 / atualizado em 03/01/2012 19:22

Por sete votos favoráveis e dois contrários, a prefeita de Conceição do Mato Dentro, Nelma Carvalho (PR), foi cassada por improbidade administrativa na tarde desta terça-feira pela Câmara Municipal. Com o afastamento da prefeita, a cidade localizada na Região Central de Minas, a 167 quilômetros de Belo Horizonte, têm a sua sexta troca de comando desde as eleições de 2008.

Nelma Carvalho teve o mandato suspenso por improbidade administrativa devido a irregularidades na aplicação de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em licitação para compra de colchões para a Polícia Militar e contratação seguranças da tradicional festa religiosa da cidade, conforme apurou a Comissão Processante da Casa, instalada em agosto.

A reunião dos vereadores para tratar da cassação começou por volta das 8h30 de hoje e se estendeu até o meio da tarde. Apesar da longa duração, o clima foi tranquilo, sem discussões. Segundo o vereador Jonas Paiva (PTC), a sessão se estendeu devido à leitura da ata e dos resultados da investigação, que eram extensos. Populares manifestaram na porta da Câmara e chegaram a soltar fogos quando souberam do resultado.

O fato de o relator da comissão processante, vereador Claúdio Zoião (PTC), ser aliado de Nelma não foi suficiente para impedir a cassação. Em entrevista ao Estado de Minas, ele admitiu que, apesar das irregularidades, não havia motivo para o afastamento da prefeita.


Logo após o encerramento da sessão, seis dos setes parlamentares que aprovaram a cassação da prefeita almoçaram juntos. Segundo o vereador Jonas Paiva, que estava presente, a intenção da bancada, que abandonou o posto de oposição, foi unir forças para recuperar a reputação da Casa. “O objetivo da bancada é reestruturar e moralizar a cidade”, afirmou.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou que Nelma Carvalho está em Brasília e que não seria possível contato com ela.

Novo prefeito


Com o afastamento de Nelma, quem assume o cargo é o vice-prefeito, Reinaldo Guimarães (PMDB). Segundo ele, que foi empossado na mesma reunião que cassou a prefeita, sua primeira atitude será uma reunião com o secretariado. No encontro, ele afirmou que pretende alinhar os trabalhos. “Eu pretendo avaliar o trabalho de todos, mas a princípio não há indicação de alteração”, adiantou.

Reinaldo espera encontrar um clima “favorável” na Câmara para sustentar sua administração. "Como a Câmara se mostrou favorável a substituição da prefeita, eu acredito que será fácil estabelecer parceria”, afirmou.

Mudanças

Desde as eleições de 2008, Conceição do Mato Dentro teve cinco prefeitos. Breno Costa (DEM) ganhou a disputa há três anos, mas foi cassado por irregularidade. A então presidente da Câmara, a atual prefeita Nelma, assumiu o cargo. O filho do prefeito afastado, Breno Júnior (DEM), venceu as eleições extemporâneas realizadas em 2009, mas não assumiu, conforme a legislação eleitoral, pelo parentesco com o ex-prefeito. A atual prefeita, então presidente da Câmara, assumiu, mas, para participar de nova disputa, em fevereiro de 2011, deixou a presidência da Casa. Por consequência, saiu da prefeitura.
Ildeu Simões (DEM), vice-presidente da Casa, assumiu o comando do parlamento municipal e também do município. Com a troca da Mesa da Câmara, que ocorre de dois em dois anos, Antonio José da Silva Neto (PDT) venceu a disputa e acumulou os cargos até fevereiro com a vitória de Nelma.

Com informações de Alice Maciel e Leonardo Augusto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)