(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vicentinho Alves propõe regulamentação do 'telemarketing'

De acordo com o projeto, as entidades patrocinadoras de telemarketing deverão manter um cadastro, acessível por telefone ou pela internet, das pessoas que não desejam ser contatadas


postado em 29/12/2011 20:55

A atividade de telemarketing será limitada ao período de 8h às 20h em dias úteis, desde que o destinatário não tenha incluído seu nome em cadastro para deixar de receber chamadas dessa natureza, e as entidades promotoras de telemarketing deverão manter por três meses os registros dos destinatários de seus contatos. Estas são algumas das determinações do Projeto de Lei do Senado (PLS) 673/2011, do senador Vicentinho Alves (PR-TO), que também proíbe a transferência não autorizada de bancos de dados de clientes e a realização de campanha telefônica destinada a menores de 18 anos.

O projeto define telemarketing como "a promoção ou venda de bens e serviços, a publicidade de marcas e ideias, ou a solicitação de donativos não vinculadas à entidade patrocinadora, de forma não presencial" e abrange contatos realizados pela internet e pelo telefone.

Em sua justificativa, Vicentinho pediu "uma disciplina comum a todas as plataformas tecnológicas", argumentando que a evolução tecnológica aumentou a importunação aos consumidores. O senador lamentou o arquivamento de outros projetos destinados ao controle do telemarketing, considerando que as empresas do segmento seguem cometendo "abusos": "O setor se mostra incapaz de desenvolver e aplicar a autorregulamentação", argumenta.

De acordo com o projeto, as entidades patrocinadoras de telemarketing deverão manter um cadastro, acessível por telefone ou pela internet, das pessoas que não desejam ser contatadas. Na falta de oferta adequada do cadastro, a entidade estará sujeita a multa inicial de R$ 30 mil. Além disso, conforme o texto, a empresa que fizer contato antes das 8h ou depois das 20h será multada em R$ 200 por ocorrência.

O projeto, apresentado em 9 de dezembro, aguarda designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois da CCJ, a matéria será apreciada pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) - nesta, em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.

Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis..


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)