(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polêmica com Lula: SUS trata 80% dos pacientes de câncer no país

Médicos e hospital onde Lula está também atendem portadores de câncer pela rede pública


postado em 01/11/2011 06:00 / atualizado em 01/11/2011 07:56

(foto: Soraia Piva/ EM)
(foto: Soraia Piva/ EM)
A polêmica que tomou conta das redes sociais depois da recomendação de alguns internautas para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse tratar seu câncer de laringe no Sistema Único de Saúde (SUS) perdeu força com a divulgação dos dados de atendimento, que inclui entre os serviços contratados o Hospital Sírio-Libanês, onde o ex-metalúrgico está internado. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 80% dos pacientes portadores de câncer no Brasil são tratados pelo SUS, que desembolsou no ano passado R$ 1,8 bilhão para atender cerca de 300 mil pacientes.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cristiano da Mata Machado, fez coro com Padilha e afirmou que, "de fato, a oncologia da rede pública de saúde tem garantia de qualidade". "A verdade é que o SUS é obrigado a arcar com os procedimentos de alta complexidade como oncologia, problemas renais, aids e transplantes, sendo que a rede complementar convênios de saúde fica apenas com o restante", ressaltou. Para Mata Machado, o ex-presidente Lula não teve qualquer privilégio a mais do que o oferecido pela rede pública de atendimento. "Talvez possamos questionar apenas a rapidez com que a doença foi diagnosticada, facilitando o início do tratamento. Mas o ex-presidente é uma pessoa púbica e foi atendido em razão de uma rouquidão que o imcomodava", argumentou.

Prioridade

Para Mata Machado, um paciente que tivesse acesso à rede com rouquidão precisaria de mais tempo até o diagnóstico final, que estima ser de três semanas. A partir daí, entretanto, o presidente garante que ele teria prioridade no SUS e atendimento de qualidade. "Se fosse um paciente da rede suplementar também seria necessário o mesmo tempo", diz.

O Ministério da Saúde informou, por meio de sua assessoria, que hoje o SUS coloca à disposição 155 tipos de procedimentos de radioterapia e quimioterapia para atendimento dos 490 mil novos casos de câncer que são registrados no país anualmente. Mata Machado esclareceu ainda que, se retirado o item rapidez, a qualidade do atendimento do SUS não deixa nada a desejar aos hospitais privados e completa: "Pelo que eu saiba, os médicos do Sírio-Libanês atendem o ex-presidente e também os pacientes do SUS, já que eles são um serviço conveniado da rede pública."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)