SIGA O EM

Modalidades de ensino

Existe diferença entre o diploma EAD e o presencial?

EAD ou presencial, cada um tem as suas vantagens para tipos diferentes de pessoas.
Una Virtual - A vida pede flexibilidade. Invista seu tempo em ensino à distância.

Conteúdo patrocinado
Una Virtual

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1060828, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Divulga\xe7\xe3o', 'link': '', 'legenda': 'Os cursos \xe0 dist\xe2ncia v\xeam crescendo muito no Brasil e no mundo, por\xe9m, nem todos os cursos ofertados na internet t\xeam autoriza\xe7\xe3o do MEC para funcionar.', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/07/28/787904/20160726205622426241a.jpeg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 28/07/2016 17:12 / atualizado em 28/07/2016 18:22

Definir a modalidade de ensino (à distância ou presencial) parece algo difícil, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam a principal diferença entre as duas modalidades é o perfil do aluno, ou seja, é preciso avaliar os seus hábitos. Cada modalidade tem as suas vantagens e são indicadas para tipos diferentes de estudantes.

Divulgação


Os cursos à distância (EAD) vêm crescendo muito no Brasil e no mundo, eles estão previstos na legislação brasileira, logo, seus diplomas são reconhecidos legalmente. Porém, nem todos os cursos ofertados na internet têm autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar, e seus respectivos diplomas podem não ser reconhecidos dependendo da instituição.

Portanto, é fundamental que, antes de se matricular, o aluno verifique no site do MEC se a instituição está apta a oferecer o curso procurado.

O diploma dos cursos de EAD é reconhecido pelo mercado de trabalho. Os recursos humanos das empresas, de uma forma geral, buscam profissionais com boa formação, experiência de mercado e alguém que seja flexível, que sabia falar outras línguas, que seja criativo e que tenha raciocínio rápido, além de muita organização.

Para quem vai prestar concurso público, os diplomas de EAD também são válidos, portanto, é necessário que o aluno analise o tipo de curso. O fato de ele ser a distância não influencia na validade, mas apenas cursos de graduação são válidos para que o candidato possa se inscrever em um concurso público.

A opção pela graduação à distância para aquele aluno que almeja concursos públicos é uma ótima forma de otimizar o tempo de estudos para a prova de seleção e obter o diploma ao mesmo tempo.

Os cursos de EAD, por ser à distância, dão mais flexibilidade e mobilidade ao estudante.

Além disso, o diploma de EAD serve também para quem vai fazer uma pós-graduação. Tanto na modalidade lato sensu (cursos de especialização voltados para o mercado de trabalho) quanto na stricto sensu (mestrados e doutorados, voltados mais para quem quer seguir a vida acadêmica ou de pesquisa científica), o diploma de EAD de graduação é aceito como requisito para a pós.

As mesmas regras da graduação EAD também são válidas para cursos de pós-graduação à distância. Entre as principais vantagens do EAD está a flexibilidade dada ao aluno para montar a sua própria grade de horários. “Com o EAD, a pessoa estuda onde, como e quando preferir, precisando apenas ter uma boa conexão com a internet e, claro, muita organização e disciplina”, defende os especialistas no assunto.
Outra diferença do curso EAD para o presencial é que o aluno estuda on-line desenvolvendo uma série de habilidades, tais como: autonomia, compromisso, disciplina, organização, dedicação e fluência tecnológica.

Esses cursos, também estão inseridos no programa ProUni, que leva alunos de baixa renda para a graduação. Ou seja, você pode conseguir bolsas de estudo e, quem sabe, até cursar a graduação de forma totalmente gratuita.

Quer saber mais sobre o EAD? Confira os cursos de graduação e Pós-graduação à distância da Una Virtual.