SIGA O EM

Organização

Oito etapas para você planejar sua carreira

Para elaborar um plano é preciso se atentar a alguns pontos-chaves, como a definição de metas
IBMEC - Excelência, essa é a diferença!

Conteúdo patrocinado
IBMEC

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1013699, 'arquivo_grande': '', 'credito': '', 'link': '', 'legenda': 'Lais Alves, especialista em Carreiras do Ibmec MG', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/03/09/741656/20160311190619590737i.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 09/03/2016 06:00 / atualizado em 11/03/2016 19:41


A vida exige planejamento. Faculdade, casamento, viagens, economias... Tudo aquilo que tem uma maior organização tende a render bons frutos. E é exatamente assim com a vida profissional. Nesse âmbito, um plano de carreira é essencial para o sucesso.

Para Lais Alves, especialista em Carreiras do Ibmec MG, o plano de carreira é fundamental para que o profissional consiga estabelecer ações para alcançar metas em um tempo pré-determinado. “É essencial para que ele estabeleça alvos e consiga mensurar se está, de fato, atingindo seus objetivos e se o que foi planejado está realmente acontecendo.”

Para elaborar um plano de carreira, é preciso se atentar a alguns pontos-chaves, como a definição de metas. A dica é se perguntar onde quer estar e o que gostaria de estar fazendo daqui a um ano (curto prazo), três anos (médio prazo) e cinco anos (longo prazo).

Quando fazer um plano de carreira?

A dica da especialista em Carreiras do Ibmec é começar o planejamento o quanto antes. “A falta de um objetivo de vida faz com que os profissionais muitas vezes percam o foco. O plano deve funcionar como um norte, para orientar quanto ao destino profissional.”

No Ibmec, desde o início do curso, os alunos são orientados pelo Departamento de Carreiras, que oferece atendimento e direcionamento personalizados para alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação. Por meio de workshops, palestras e encontros, e em contato constante com as empresas, o Ibmec Carreiras disponibiliza informações relevantes e sempre atualizadas sobre perfil profissional e mercado de trabalho, além de apoiar os estudantes no planejamento de sua trajetória profissional.

Por onde começar

Antes de tudo, é preciso saber o que se está buscando. O plano de carreira começa com uma pergunta: Onde estou e onde quero chegar? A partir de então, é necessário entender:

– Quais são os pré-requisitos para alcançar essa oportunidade ou posição desejada?
– Tenho as competências técnicas e comportamentais necessárias para a posição pretendida?
– Se não tenho, quais são as ações necessárias para adquirir essas competências?
– Quais os prazos para desenvolvê-las?

A partir daí, deve-se seguir os seguintes passos:

1: Identificar os interesses
Identifique seus valores, objetivos pessoais, interesses profissionais e as necessidades. Isso ajudará a melhorar a carreira que escolheu ou que irá escolher.

2: Estabelecer os objetivos
Pense em que tipo de emprego você procura. É importante ter claro quais são os objetivos de carreira. Trace também os objetivos pessoais e financeiros. Pense na pergunta: “Como posso estar mais feliz profissionalmente daqui a cinco anos?”.

3: Autoconhecimento
Faça uma análise para saber quais são suas forças e fraquezas, e quais são as ameaças e oportunidades existentes em seu mercado de atuação.

4: Conhecimento de mercado
Mantenha-se antenado na lógica do mercado de trabalho. Observe as opções de atuação, tendências, tecnologias e alternativas de desenvolvimento, sempre com olhar voltado para o futuro.

5: Estabelecer prazos
Qual é o prazo necessário ou desejado para o alcance da(s) meta(s)?

6: Traçar uma estratégia
Passe para o papel tudo que tem que ser feito para conseguir seguir na carreira que escolheu. Decida bem como vai agir para alcançar os objetivos como, por exemplo, se inscrever em algum curso.

7: Ação
Concentre seus esforços de forma a determinar as ações em direção aos objetivos traçados.

8: Acompanhamento do plano
As estratégias de carreira devem ser avaliadas, usando os objetivos que foram traçados. A revisão de todos estes pontos deve ser feita com frequência.
Tags: ibmec