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Marketing de conteúdo: está na hora de alavancar sua empresa

Através da produção de conteúdo para engajar o público-alvo certo, é possível gerar mais oportunidades de negócio
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postado em 01/06/2015 14:58 / atualizado em 12/06/2015 17:06

Thaís Cunha

Com a franca expansão e fortalecimento da internet, gerar conteúdo de qualidade tem se tornado cada vez mais importante. Além de o volume de informações estar cada vez maior, as pessoas podem escolher quais canais acessar (leia-se sites, blogs, redes sociais, vídeos e mais uma miríade de possibilidades), quando acessá-los e definir por si próprias os conteúdos que as atendem melhor. Elas podem entrar em uma página, não se sentirem atraídas a permanecer e simplesmente irem para a próxima no mesmo instante.

As empresas perceberam essa mudança no perfil das pessoas e chegaram à conclusão de que era preciso começar a gerar conteúdo realmente de qualidade para atrair o público. Daí ganhou força o conceito de Marketing de Conteúdo (Content Marketing), uma estratégia de marketing que parte da criação e distribuição de conteúdo para engajar um público-alvo definido, ou seja, aquele público específico que interessa a uma marca e que no futuro pode fazer negócios e se tornar cliente.

Conteúdo que gera negócio

O novo perfil do consumidor é de alguém que busca todo tipo de informação antes de fechar uma compra. Tanto é que 55% dos clientes online gastam mais tempo agora que no passado procurando informações sobre algum produto ou empresa na internet – em comparação a 2011, por exemplo, essa porcentagem subiu 8%. Além disso, 78% dos compradores business-to-business (B2B) começam suas compras através de pesquisas online, sendo que eles realizam 57% do processo de fechamento do negócio antes mesmo de falar com o time comercial da empresa.

Dito isso, fica claro que, se a sua empresa investir em Marketing de Conteúdo e tiver, por exemplo, um blog que gere e compartilhe informações úteis para esse consumidor, são grandes as chances de ele se interessar pelo seu negócio e se tornar um cliente. Esse argumento também tem embasamento em (vários) números. A começar pelo fato de que marcas que possuem blogs e postam ao menos 15 vezes por mês geram, em média, 1200 leads mensais. Se compararmos com empresas que não produzem conteúdo, companhias B2B que blogam geram 67% mais leads, além de terem 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos motores de busca.

No Marketing de Conteúdo, é crucial que os materiais criados e ofertados pela sua empresa sejam qualificados e atendam às expectativas dos usuários. Caso contrário, a estratégia será falha: 73% dos consumidores online sentem-se frustrados com sites que oferecem conteúdo sem ligação com os seus interesses. Esse cuidado com o conteúdo deve-se também à importância que os usuários/clientes dão tanto ao que leem/assistem/escutam na web, quanto a quem produz isso. O consumidor final gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo, sendo que 78% dessas pessoas consideram que as empresas produtoras estão construindo bons relacionamentos com os seus clientes e os aproximando às marcas ao utilizarem essa estratégia.

Há mais dados que mostram a ótima receptividade que as pessoas têm em relação às companhias que utilizam Marketing de Conteúdo. Além de 70% dos consumidores preferirem conhecer uma empresa por meio de conteúdo ao invés da tradicional publicidade, 60% deles têm uma impressão positiva de uma marca após consumirem conteúdo exclusivo em seu site e 58% deles confiam em conteúdo editorial.

E aí, se interessou pelo Marketing de Conteúdo? O que acha de usar essa estratégia para alavancar a sua empresa? Entre em contato com a gente!