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Saiba como medir o retorno de suas campanhas de marketing digital

O ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica muito útil na hora de avaliar os resultados de suas campanhas
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postado em 01/06/2015 14:15 / atualizado em 06/07/2015 13:39

Thaís Cunha , Jorge Macedo - especial para o EM

Quem se prepara para empreender, ou mesmo quem já tem experiência no ramo dos negócios, muitas vezes fica em dúvida na hora de fazer a divulgação da empresa e de seus produtos. Não é nenhum segredo que o marketing digital está aí para isso - atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da marca - e é muito eficaz em sua proposta. Inclusive, quem não investe nele acaba ficando para trás, já que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online.

Entretanto, o maior desafio das empresas aparece na hora de mensurar o retorno de uma ação ou campanha. Apesar de, na internet, quase tudo ser mensurável - quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios etc -, muitos empreendedores ainda não sabem quais métricas utilizar para verificar se o seu dinheiro está sendo utilizado de forma inteligente, o que impacta diretamente na gestão da empresa e, consequentemente, no seu sucesso.

Nesse sentido, o ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica muito utilizada e também muito útil para avaliar os resultados do seu marketing digital. Por isso mesmo, torna-se essencial calcular o ROI, identificar o retorno de todo o investimento feito e saber ao certo quanto você ganhou diante de quanto você gastou.

“Sem essa métrica não é possível saber quais fontes e campanhas estão trazendo retorno para seu negócio, ou seja, você pode estar desperdiçando sua verba de marketing. Dessa forma, usando o ROI como métrica de sucesso, será possível aumentar a assertividade e lucratividade dos próximos investimentos de marketing”, explica Gustavo Barbosa, coordenador de marketing digital do Diários Associados.

A fórmula mais simples para chegar a essa conclusão e descobrir a taxa de retorno é Lucro Líquido (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Se, por exemplo, você teve um lucro de R$ 1.200,00 na venda de um produto, mas teve um custo de produção de R$ 100,00 e investimentos em Adwords no valor de R$ 300,00, seu ROI é: (R$ 1200,00 - R$ 400,00) / R$ 400,00 = R$ 800,00 / R$ 400,00 = 200%. Já se o resultado obtido a partir desse cálculo for negativo, significa que a sua campanha não trouxe nenhum retorno e você teve prejuízo.

A partir do ROI, é possível saber quais campanhas são mais eficientes e optar por ações mais acertadas. A taxa ajuda diretamente nas tomadas de decisão dos gestores - principalmente na hora de saber quais investimentos devem ser feitos -, direcionando o negócio para o caminho do sucesso.

Entretanto, é importante lembrar que planejamento é fundamental para qualquer empresa. É preciso traçar objetivos e metas realistas, e monitorá-las constantemente.

A sua empresa já está medindo os resultados das campanhas de marketing digital? Quais métricas estão sendo utilizadas? Experimente calcular o ROI e conte-nos quais foram os resultados obtidos!