(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas conquista três prêmios de design editorial

Jornal tem três trabalhos reconhecidos pelo European Newspaper Award, um dos mais importantes do mundo


postado em 16/11/2016 22:06

(foto: Capas sobre exposição de Mondrian e CPI da Petrobras e imagens de especial sobre Mariana foram premiadas)
(foto: Capas sobre exposição de Mondrian e CPI da Petrobras e imagens de especial sobre Mariana foram premiadas)

O Estado de Minas conquistou três prêmios no 18º European Newspaper Award, que reconhece o melhor do design editorial em jornais no mundo e é um dos mais importantes concursos nesta área. Dois dos prêmios são por excelência gráfica. O primeiro pela capa anunciando a abertura da exposição do pintor holandês Piet Mondrian em Belo Horizonte, na edição de 20 de julho deste ano, e a segunda pela capa que teve como manchete O preço da pizza, publicada em 23 de outubro de 2015 e ilustrada com trabalho do artista Quinho. A página faz referência aos gastos da CPI da Petrobras, que terminou sem indiciar ninguém.

O terceiro prêmio foi para as fotografias do especial Vozes de Mariana. O caderno, com imagens do repórter fotográfico Alexandre Guzanshe, publicou relatos de sobreviventes do rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (subdistrito de Mariana), que matou 19 pessoas. O trabalho foi inspirado no mais celebrado livro da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Na publicação, de 1997, Svetlana reuniu depoimentos dos que sobreviveram ao terrível desastre nuclear ocorrido em 1986.

Para o diretor de Redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo Carvalho, o reconhecimento internacional consolida a tendência do EM de praticar um jornalismo diferenciado e arrojado que busca, todos os dias, sair do previsível. “Esse é nosso o grande desafio. Para isso, a gente precisa de uma equipe muito qualificada, como a que nós temos. Buscar o diferencial sempre, todos os dias e com obstinação”, afirmou.

O editor de infografia do EM, Janey Costa, também considera importante o reconhecimento e lembra que o prêmio foi criado originalmente para os jornais europeus. “A participação de um jornal brasileiro é uma grande honra. É um reconhecimento de um trabalho que a gente vem fazendo, sempre buscando inovar nas primeiras páginas”, afirmou. O subeditor de diagramação do jornal, Júlio Moreira, lembra que o EM já teve outros trabalhos premiados anteriormente pelo European Newspaper Award. “Esse reconhecimento só reafirma a posição de destaque do Estado de Minas no design de notícias”, reforça Júlio, que participou das duas capas premiadas na edição deste ano.

DESTAQUE Em 2013, a primeira vez que um país não europeu foi autorizado a concorrer no European Newspaper Award, sendo o Brasil o convidado de honra, o Estado de Minas conquistou 12 prêmios de excelência, divididos em sete categorias. Entre os trabalhos reconhecidos estavam capas do jornal, capas de cadernos, ilustrações, infografias, fotografias e páginas sobre temas que marcaram aquele ano, como as manifestações populares de julho e a renúncia de Bento 16 e a escolha do papa Francisco.

O repórter fotográfico Alexandre Guzanshe ressaltou a dificuldade de produzir as imagens para o especial Vozes de Mariana. “As pessoas estavam muito emocionadas, tristes e você tem de lidar com aquela situação”, explicou. Para ele, a cobertura da tragédia de Mariana marcou a vida de todos os profissionais da imprensa que trabalharam no caso. “Meu pai pescava no Rio Doce. Eu me senti na pele daquelas pessoas que estavam ali sofrendo”, comentou.

A edição deste ano do European Newspaper Award contou com um júri formado por 15 profissionais de nove nacionalidades: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Espanha, Portugal e Alemanha. O grande volume de inscrições (191, provenientes de 27 países) surpreendeu os jornalistas responsáveis pela escolha dos premiados devido à grande qualidade do material enviado. Além do destaque dado às publicações impressas, os organizadores ressaltaram ainda a participação do conteúdo on-line feito por 40 jornais europeus, que enviaram 150 projetos para análise dos jurados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)