(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estupro de jovem provoca onda de indignação e cobrança por justiça no país e exterior

Presidente em exercício Michel Temer determina que a PF investigue crimes contra as mulheres. Jornais de todo o mundo noticiaram o caso, que provocou uma onda de revolta


postado em 28/05/2016 06:00 / atualizado em 28/05/2016 07:29

Centenas de pessoas se reuniram em frente à Assembleia Legislativa, no Centro do Rio, em apoio à adolescente violentada(foto: SANDRO VOX/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Centenas de pessoas se reuniram em frente à Assembleia Legislativa, no Centro do Rio, em apoio à adolescente violentada (foto: SANDRO VOX/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Dor, tristeza, indignação, solidariedade, clamor por justiça.... O sofrimento da adolescente de 16 anos estuprada por mais de 30 homens em uma favela do Rio de Janeiro correu o mundo e despertou os mais diversos sentimentos de repúdio à barbárie, principalmente porque os próprios criminosos divulgaram imagens da vítima logo depois do ataque. A cada novo detalhe do crime, mais protestos nas ruas e nas redes sociais e mais cobrança por empenho das autoridades, prometem agir com rigor, desde os delegados responsáveis pela apuração até o presidente da República, que assmiu o compromisso de criar uma delegacia na Polícia Federal para combater a violência contra a mulher. Muito abalada pela tamanha brutalidade, a jovem prestou novo depoimento ontem e fez desabafo pelo Facebook. “Realmente, pensei que seria julgada mal. Mas não fui. Não, não dói o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes!! Obrigada pelo apoio”, disse a garota. Além de protestos ontem, como os registrados no Rio e em São Paulo, outras manifestações estão marcadas para várias capitais na quarta-feira, inclusive em Belo Horizonte.

Desde que o caso veio à tona, as redes sociais foram inundadas por campanhas de combate à violência sexual contra mulheres, algumas com a frase “Eu luto pelo fim da cultura do estupro”. Além da ONU Mulher Brasil, que divulgou nota de solidariedade à jovem e às outras vítimas de estupro, outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também se manifestaram. Nas ruas não foi diferente. Centenas de pessoas se reuniram na Cinelândia, em frente à Assembleia Legislativa do Rio, para protestar contra o estupro. Foi assim também na Avenida Paulista, onde várias pessoas criaram um mural em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).

“É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse”, escreveu o presidente em exercício Michel Temer. A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, que vai assumir a Suprema Corte em setembro, também se manifestou: “Não pergunto o nome da vítima: é cada uma e todas nós mulheres e até mesmo os homens civilizados, que se põem contra a barbárie deste crime, escancarado feito cancro de perversidade e horror a todo mundo”. E concluiu: “Nosso corpo como flagelo, nossa alma como lixo. É o que pensam e praticam os criminosos que haverão de ser devida e rapidamente responsabilizados”. No Congresso, a bancada feminina prepara nota de repúdio ao estupro coletivo da adolescente. O manifesto será lido nos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados na terça-feira.

A repercussão do estupro coletivo ultrapassou a fronteira do país. Jornais de todo o mundo noticiaram o caso, que provocou uma onda de revolta. O The Times of India afirmou que o caso é a crise de ‘Nirbhaya’ brasileira, em alusão ao estupro coletivo dentro de um ônibus que terminou com a morte da vítima, em 2012, em Nova Déli. A reportagem afirma que o crime contra a brasileira aconteceu a menos de dois meses do início da Olimpíada e destaca a repercussão nas redes sociais. “Apesar de os crimes sexuais não serem incomuns nas favelas, onde gangues armadas operam e, muitas vezes, têm como alvo vítimas inocentes, a brutalidade deste caso chocou completamente o país. Com a hashtag #estupro nos trending topics das redes sociais, milhares de pessoas pediram por ações rápidas contra os responsáveis pelo crime. A polícia, por enquanto, só identificou duas pessoas”, afirma o texto.

A inglesa BBC News afirmou que a divulgação do vídeo com o estupro coletivo da adolescente chocou o país e provocou uma campanha contra a cultura do estupro nas redes socais. A reportagem também lembra que a ONU Mulheres divulgou comunicado condenando o crime e pedindo investigação. O caso também foi destaque no Metro, do Reino Unido. O jornal pôs o crime do Rio como manchete de seu site e usou uma imagem da Favela da Rocinha, na Zona Sul, para ilustrar a reportagem. O texto fala que a polícia busca os acusados, entre eles, o namorado da menina.

O El País, da Espanha, destacou as mais de 800 denúncias recebidas pelo Ministério Público após a divulgação do vídeo e relembrou o estupro de um grupo de adolescentes no Piauí, em 2015. “Ocorre uma violência (sexual) a cada 11 minutos no Brasil, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cujos dados mais recentes são de 2014”, diz a reportagem. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)