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Estado de Minas

Aviões decolam simultaneamente em Brasília e quase se chocam no ar

Aeronave da Polícia Federal com destino a Guarulhos (SP) tinha que fazer curva imediata à direita após levantar voo, mas o piloto foi para o lado contrário, interferindo na decolagem de um avião da FAB


postado em 23/02/2016 18:55 / atualizado em 24/02/2016 11:44

A agilidade de um controlador de voo conseguiu impedir a colisão de dois aviões que decolavam às 7h30 da manhã desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). De acordo com a Aeronáutica, desde novembro de 2015 o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas. A aeronave de matrícula PR-BSI, que é operada pelo Departamento de Polícia Federal, tinha como destino Guarulhos (SP) e decolou da pista direita. A aeronave militar, prefixo FAB 2582, decolou da pista esquerda.


Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, a instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave da PF  previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave da Força Aérea Brasileira, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem. “O controlador de tráfego aéreo imediatamente tomou as providências para prover a separação necessária”, informou.

Ouça o diálogo entre controladores e pilotos no momento da decolagem


A Aeronáutica informou que conclusões preliminares indicam que a aeronave da PF, modelo B300 e com capacidade para oito pessoas, descumpriu a trajetória prevista e as instruções do controlador; e que a aeronave da FAB cumpriu o que era previsto e o que foi instruído. Informou, ainda, que o controlador de tráfego aéreo agiu prontamente para evitar problemas mais graves.

O Centro Comercial da Aeronáutica informou que não houve qualquer participação dos órgãos de tráfego aéreo na ocorrência envolvendo a decolagem de duas aeronaves. A Aeronáutica disse que vai abrir investigação. “Os áudios com relatos dos profissionais envolvidos serão analisados e também informações de radar”, adiantou.

O Estado de Minas teve acesso às conversas dos operadores da torre de comando e dos pilotos. "Controle Brasília, interrompa sua subida agora. A sua posição agora é de uma hora mesma altitude", informou a torre de controle. "Estou no visual mantendo separação aqui. A aeronave inciou curva à direita. A saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista a decolagem da onda esquerda com ligeiramente  curva à direita não teria condições de cumprir essa saída aqui com essa aeronave decolando", informou um piloto. A torre de controle responde: "O senhor está correto 2582. Bravo, serra, índia, sua decolagem deveria ser com curva à direita a 4.100 pés. Suba agora para o nível 270".

Mais conversas foram gravadas:"Pois é. Operação simultânea requer muito cuidado", diz o alerta depois do susto. "Decolar da esquerda e virar para a direita, estando a pista da direita operando... vixi", comentou uma pessoa. "Ainda bem que o tempo está aberto. Imagina se estivesse com chuva e sem visibilidade?", questiona outro funcionário.


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