(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue tipo 3 do DF

Com identificação, Distrito Federal tem os quatro tipos da doença em circulação


postado em 13/02/2016 11:32 / atualizado em 13/02/2016 11:38

(foto: Marcelo Ferreira / CB / D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira / CB / D.A Press)

O último boletim da Secretária de Saúde confirmou o primeiro caso de contaminação de dengue do tipo 3 no Distrito Federal. O levantamento semanal também confirmou um novo caso de Zika Vírus, mas não deu detalhes sobre o paciente. A identificação pelo tipo 3 da dengue se deu em um paciente residente em Taguatinga. Os dados divulgados nesta sexta-feira (12/2) também mostram que apenas este ano já são 1.794 casos confirmados da doença. Uma alta de 240%, comparado ao mesmo período do ano passado.

A identificação do tipo 3 da dengue, indica que os quatro tipos do vírus estão em circulação no DF, de acordo com a pasta. De acordo com o doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Luiz Tauil, a presença dos quatro sorotipos da doença aumenta a probabilidade de casos na capital do país. “Isso pode acarretar o aumento de caso e junto o risco de formas mais graves da dengue, como a hemorrágica”, explicou.

O especialista explica que existe quatro sorotipos da doença: DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. A diferença, segundo Tauil é que, uma pessoa só pode ser infectado por cada vírus, apenas uma vez em toda a vida. “Se ocorrer uma infecção sequencial em uma mesma pessoa, ela tem chances de sofrer com as formas mais graves da doença”, detalha.

Tauil ainda esclarece que as formas do vírus não circulam na mesma proporção. “A maior incidência ainda é do tipo 1”. Das 139 amostras de sangue analisadas pelo Secretaria de Saúde, foram detectadas 14 ocorrências do tipo 1, 7 casos do tipo 2, duas infecções do tipo 4 e uma do tipo 3, que ainda não havia sido detectado no DF.

Combate

Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Ceilândia são os locais com maior número da doença, respondendo por 874 casos — um percentual de 55% das contaminações. O Governo do Distrito Federal identificou 77 casos suspeitos de zika. Há ainda uma nova confirmação da doença na capital federal. O local de contágio ainda está em investigação. Houve o registro de 78 casos suspeitos de febre chikungunya. Contudo, não foram confirmados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)