(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trem até Cumbica pode ficar pronto só em 2018 e Alckmin culpa PAC


postado em 31/08/2015 16:49

São Paulo, 31 - Prometida para 2014 e depois para 2016, a entrega da futura Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai atrasar novamente e teve o calendário alterado pela segunda vez em nove meses. Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o trecho que vai ligar a estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana, será inaugurado no final de 2017 ou no começo de 2018.

O governo do Estado culpa o governo federal pelo atraso no repasse de R$ 250 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "A dificuldade que nós temos hoje é que tinha sido publicado (no Diário Oficial da União) em abril de 2014 a obra como sendo selecionada pelo PAC, para comprar energia, os trens, sinalização e todo o sistema de telecomunicações, mas infelizmente o dinheiro não veio", disse Pelissioni, nesta segunda-feira, 31, após entregar 12,3 quilômetros do Corredor Metropolitano Guarulhos.

Ele acompanhou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) que também criticou a falta do dinheiro, dizendo que sua gestão não recebeu "nenhum centavo". "Não recebemos nada. Estamos fazendo sozinhos, com recursos do Estado", afirmou o governador. No ano passado, a gestão estadual já havia culpado a falta de recursos do PAC.

Na época, o Ministério das Cidades afirmou que o repasse do dinheiro não estava atrasado. A pasta esclareceu que após a publicação da portaria com o recurso, seria "demandado um tempo para a análise de toda a documentação necessária e posterior formalização do Termo de Compromisso".

A Linha 13-Jade terá cerca de 12 quilômetros, três estações e vai passar sobre áreas de proteção ambiental, como o Parque Ecológico do Tietê. Os trilhos serão elevados e também passam por cima das Rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna até chegar a Cumbica. A previsão é que o ramal seja utilizado por 120 mil passageiros por dia. Por ligar o Aeroporto de Cumbica ao sistema de trens, os vagões serão equipados com bagageiros. A obra custará R$ 2,1 bilhões.

Até o Metrô

Durante a entrega da extensão do corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o tucano disse que a partir do ano que vem uma nova intervenção deve ser feita para ligar Guarulhos ao Metrô de São Paulo. O governo vai ligar o Terminal Vila Nova Galvão, em Guarulhos, à Estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul do Metrô, por 4,5 quilômetros de corredor. A gestão está finalizando o projeto executivo.

Monotrilhos

Alckmin e Pelissioni negaram que os monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro não vão chegar mais em bairros distantes da periferia como Cidade Tiradentes, na zona leste, e Paraisópolis, na zona sul. Segundo eles, a prioridade agora é finalizar os trechos que estão com as obras em andamento, deixando os extremos da capital para o sucessor de Alckmin. O governador prometeu, nesta segunda-feira, entregar a Linha 15-Prata até a estação Sapopemba e deixar a Linha 15-Ouro pronta entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)