(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

USP proíbe festas com venda de bebida alcoólica


postado em 28/08/2015 12:19

São Paulo, 28 - A Universidade de São Paulo (USP) oficializou nessa quinta-feira, 27, a proibição de festas com comercialização e consumo de bebida alcoólica em seus câmpus. A determinação, aprovada pelo Conselho Gestor da Cidade Universitária em dezembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial do Estado com as regras e protocolos a serem seguidos para a realização de eventos nos espaços da universidade.

Contrários à determinação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e centros acadêmicos marcaram para hoje uma festa em protesto, chamada de Festão contra a Proibição, na Cidade Universitária.

Com a nova regulamentação, apenas eventos festivos que tenham "compatibilidade com a vida universitária" serão autorizados. A proibição de bebidas será feita com base na lei de 2009 que veta "compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas" em estabelecimentos de ensino sob administração estadual. Como as universidades têm autonomia, a USP não seguia a norma.

Há previsão de punições às confraternizações ilegais. Os organizadores que descumprirem as determinações estão sujeitos à responsabilização civil, penal e administrativa. "É uma cortina de fumaça. Eles alegam que a proibição é para evitar casos de violência, mas eles continuam acontecendo independentemente das festas. Em junho uma aluna foi estuprada dentro do câmpus quando ia ao Restaurante Universitário, essa não é a forma de se resolver o problema", disse a aluna Gabriela Ferro, diretora do DCE. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)