(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Entre as Top 10 no Enem de 2014, minoria fez todo o ensino médio na mesma escola


postado em 05/08/2015 12:49

São Paulo, 05 - Em cinco das dez melhores escolas no Enem 2014, menos de 20% dos alunos cursaram todo o ensino médio no mesmo colégio. Os dados mostram que várias unidades que alcançam boas posições no ranking não trabalham com os estudantes ao longo de toda a etapa. Algumas adotam a prática de trazer alunos de alto rendimento no 3º do ensino médio somente para elevar seus resultados.

Esse cruzamento é possível por meio do novo indicador de permanência na divulgação dos resultados do Enem por escola, que mostra o número de participantes do exame que cursaram o ensino médio no mesmo colégio. As notas do desempenho por unidade foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), responsável pela realização da prova. O ranking das melhores é feito pela reportagem, com a média das provas objetivas - Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

"Essa informação (o indicador de permanência) é importante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3º ano", explicou o presidente do Inep, Chico Soares.

Outra mudança foi a inclusão das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. O objetivo do Inep é contextualizar melhor os resultados e permitir comparações mais adequadas entre as notas das unidades. No ano passado, o instituto já havia acrescentado um indicador de nível socioeconômico e formação docente de cada colégio.

Comparar desempenhos de escolas com níveis socioeconômicos distintos, segundo Soares, leva a análises equivocadas. "As escolas de ensino médio brasileiras formam um conjunto muito heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes e esses fatores precisam ser levados em consideração", afirmou.

No total, 10.615 escolas do País tiveram seus resultados divulgados nesta quarta-feira. Quase 1,296 milhão de estudantes fizeram o exame de 2014 nessas unidades de ensino.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)