(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agosto começa com ar seco e 20 queimadas por dia


postado em 05/08/2015 09:25

Sorocaba, 05 - Considerado o mês mais seco do ano, agosto começou registrando baixa umidade do ar em grande parte do Estado de São Paulo e tem média de 20 focos de queimadas por dia, concentradas no interior. A capital e a região norte do Estado entraram em atenção depois que a umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% em cidades como Ribeirão Preto (23%) e Catanduva (21%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que índices inferiores a 60% não são adequados à saúde. Com umidade entre 20% e 30%, recomenda-se evitar exercícios ao ar livre, consumir água e buscar locais protegidos do sol.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o tempo seco registrado nos últimos dias na capital é consequência de um bloqueio formado por um sistema de alta pressão atmosférica que atua em grande parte do País. A tendência é que haja temperaturas mais baixas nas madrugadas e aumento ao longo do dia.

Grande parte da região metropolitana de São Paulo e a região de Campinas também estavam em estado de atenção. Na capital, a umidade estava em 28% à tarde e, em Campinas, era de 24%. A queda no índice de umidade favorece a ocorrência de queimadas. Entre domingo passado e a manhã de terça-feira, 4, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) flagraram 60 incêndios em matas no Estado.

Em São José do Rio Preto, o índice chegou a 18% por volta de meio-dia. Com umidade do ar entre 12% e 20%, as pessoas podem sentir ardor nos olhos, nariz e garganta e cansaço físico. A Defesa Civil alertou unidades de bombeiros, e 23 concessionárias de rodovias estaduais e federais emitiram mensagens para prevenir usuários.

Estiagem

Desde 1998, quando o Inpe iniciou as estatísticas, agosto é o mês com o maior número de queimadas no Estado. Em 2014, ano em que São Paulo viveu a maior estiagem em 90 anos, foram registrados 1.458 focos naquele mês, menor apenas do que os 1.809 ocorridos no mesmo período de 2008. (Colaborou Luiz Fernando Toledo) As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)