(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de SP deve fechar Minhocão no sábado em novo teste


postado em 30/06/2015 21:01

São Paulo, 30 - Antes de determinar o fechamento definitivo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, na região central da capital, a Prefeitura de São Paulo vai propor um novo teste para avaliar o comportamento do trânsito na área. A interdição está prevista para o próximo sábado, 4, quando a via elevada pode ser fechada às 15 horas e devolvida aos automóveis somente na manhã de segunda-feira, nos moldes do primeiro teste realizado durante a Virada Cultural, no último dia 20. Atualmente, a via fica bloqueada para carros a partir das 21h30, sendo liberada às 6h30 de segunda.

O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, deve apresentar a proposta em reunião com o Conselho da Cidade nesta quarta-feira, 1º. No encontro, Tatto vai discutir ainda possibilidade de implantar o fechamento da Avenida Paulista gradativamente. Estudos da Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) apontam uma alternativa mais moderada: a de bloquear a via domingo sim, domingo não, das 10h às 17h, horário testado no último fim de semana durante inauguração da ciclovia.

Tatto já havia sinalizado no último dia 20 junho, quando a Prefeitura fechou o Minhocão mais cedo durante a Virada Cultura, que quer fechar definitivamente o Elevado Costa e Silva ainda no mês de julho. Na época, durante uma coletiva de imprensa, o secretário afirmou existir uma "convicção" por parte da administração municipal de que o fechamento da pista a partir das 15h do sábado até as 6h30 de segunda-feira "não traz grandes transtornos para a cidade".

Questionado sobre adaptações para que a estrutura seja mais receptiva e adequada aos pedestres, o secretário afirmou que o Minhocão precisará de escadas e acessos para deficientes. Para andar sobre o Minhocão, é preciso usar os mesmos acessos dos automóveis. Diferentemente da Avenida Paulista, o Elevado Costa e Silva é de uso exclusivo de carros e motocicletas. Ônibus de transporte público, particulares e caminhões não passam sobre as pistas.

Também em julho, ocorrerá a inauguração da ciclovia no Minhocão, desde a Rua Auro Soares de Moura Andrade, passando pela São João, ligando até a Duque de Caxias e a Rua Amaral Gurgel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)