(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espuma de poluição do Tietê invade ruas de cidade do interior paulista

Camada de espuma tem mais de três metros de altura e, de acordo com a prefeitura, o problema ocorre há mais de 30 anos


postado em 23/06/2015 17:31

(foto: Rafael Pacheco/Agência Brasil)
(foto: Rafael Pacheco/Agência Brasil)

Os 16 mil moradores de Pirapora do Bom Jesus, na Região Metropolitana de São Paulo, surpreenderam-se nos últimos dias com a quantidade de espuma que cobriu o rio Tietê e tomou as ruas da cidade. A camada de espuma com mais de três metros de altura chegou até a porta de algumas as casas. O fenômeno é frequente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem e o problema da poluição no rio se agrava.

A espuma é provocada pela poluição ao longo do rio, principalmente de detergente não biodegradável, que tem em sua composição fósforo e nitrato, elementos presentes na maioria dos produtos de limpeza e higiene fabricados no país. O lixo e o esgoto clandestinos jogados ao longo do rio chegam próximo à barragem da Usina Hidrelétrica do Rasgão e, com o movimento das águas nesse local, esse detergente provoca a formação de espuma que pode até se espalhar por toda a cidade com a ação do vento.

Segundo a prefeitura, o problema ocorre há mais de 30 anos e prejudica, inclusive, o turismo [essencialmente religioso] e também as práticas de lazer no rio. Além disso, causa também problemas de saúde e mau cheiro. A solução, de acordo com o órgão, depende de altos investimentos pelo governo estadual, prometidos para os próximos cinco anos. A recomendação para os moradores é manter distância da espuma.

Por meio de nota, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, explicou que a formação de espumas, como ocorre frequentemente no Rio Tietê ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus, está relacionada principalmente à baixa vazão de água e à presença de esgotos domésticos não tratados.

“A solução desse problema está associada principalmente à implantação dos sistemas adequados de esgotamento sanitário, incluindo a coleta, o afastamento, tratamento e a disposição final dos esgotos domésticos, os quais são de atribuição dos municípios e das concessionárias de saneamento”, diz a Cetesb.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que, desde 1993, executa o Projeto de Despoluição do Tietê, que já reduziu em 160 quilômetros [ou 86,6%] a mancha de poluição no Rio Tietê. A companhia afirmou que vem ampliando o sistema de coleta e tratamento de esgoto na região metropolitana.

“Além da coleta e tratamento de esgoto, o combate à poluição difusa, de responsabilidade das prefeituras, e o controle do despejo de fósforo e nitrato em produtos de limpeza e higiene são essenciais para evitar a formação da espuma,” disse a companhia por meio de nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)