(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de fumantes cai 30% em 8 anos


postado em 28/05/2015 19:37

Brasília, 28 - O número de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos oito anos, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 28, pelo Ministério da Saúde. Embora a população de dependentes tenha caído, o governo identificou o crescimento do consumo de cigarro ilegal. Pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer mostra que o índice de consumidores de cigarros contrabandeados ou falsificados entre a população fumante deu um salto de 2,4% para 3,7% entre 2008 e 2013.

O governo avalia que o aumento dos preços está entre os principais motivos para a queda do consumo do tabaco no Brasil. A pasta pondera, no entanto, que o mercado ilegal impediu que o avanço na prevenção fosse ainda maior. Isso porque os produtos, comercializados sobretudo no Paraguai, chegam ao Brasil com preços mais baixos, reduzindo a eficácia das políticas.

Diante desses números, o Brasil deve anunciar a adesão ao Protocolo de Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco. Lançado há dois anos, o documento é um desdobramento da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional ratificado pelo Brasil há dez anos com políticas e metas para prevenir o tabagismo.

Parte das ações sugeridas pelo protocolo já começaram a ser colocadas em prática no Brasil. Entre elas, a adoção do Sistema de Controle de Rastreamento de Produção de Cigarros, o Scorpios. "Mas há pontos que precisam ser melhorados. Sabemos, por exemplo, que boa parte da produção das folhas não é exportada para produção do fumo. Para onde elas vão?", questiona a diretora do Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+), Paula Johns

Para o protocolo entrar em vigor, é necessário que 40 países ratifiquem o documento. Até o momento, oito já aderiram.

De acordo com dados coletados pelo Inca, o consumo de produtos ilegais é mais expressivo em Estados que fazem fronteira com o Paraguai - especialmente Paraná e Mato Grosso do Sul. Na região da fronteira, o consumo do cigarro ilegal cresceu 58%, passando de 23,5% em 2008 para 40,4% em 2013.

Dados do Ministério da Saúde mostram que Porto Alegre é a capital com maior índice de fumantes do Brasil. Na capital gaúcha, 17,9% dos homens com mais de 18 anos se declaram fumantes. Entre as mulheres também acima de 18, 15,1% dizem ser tabagistas. Belo Horizonte é a segunda capital com maior porcentual de homens fumantes (16%) seguido por Cuiabá (15,6%). Entre o grupo feminino, a segunda capital com maior porcentual de tabagistas é São Paulo (13%), seguido de Curitiba (15,6%). O tabagismo é menos requente em Fortaleza (8,6%), Salvador (9%) e São Luís entre os homens. No público feminino, São Luís, Palmas e Teresina se destacam como as três capitais com menores indicadores de fumantes (respectivamente 2,5%, 3% e 3,1% de mulheres fumantes).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)