(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vestibular da Unicamp terá bônus maior para aluno da rede pública


postado em 26/05/2015 19:37

São Paulo, 26 - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu aumentar a bonificação no vestibular para alunos de escola pública e pretos, pardos e indígenas (PPI). A mudança é uma tentativa de aumentar as taxas de inclusão na universidade, que em 2015 teve o pior resultado em cinco anos.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, na tarde desta terça-feira, 26. Antes, os candidatos tinham direito ao bônus somente na segunda fase do vestibular. Os pontos extras, agora, serão acrescidos às notas tanto da primeira e da segunda etapa. A Unicamp não adota cotas, mas um sistema de bonificação.

Serão adicionados 60 pontos às notas da primeira fase do vestibular para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Nesse grupo, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ainda terão direito a outros 20 pontos extras.

Caso passem para a etapa final, esses candidatos terão 90 pontos a mais na prova de redação e nas provas dissertativas. aprovados na primeira fase, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas Para os estudantes PPI egressos da rede pública, serão mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90.

A meta da Unicamp é ter 50% de alunos da rede pública até 2017, com 35% de PPI. No último vestibular, a proporção foi de 30,2% entre os matriculados, com 15,7% de pretos, pardos e indígenas. Em 2014, a taxa havia sido de 36,9% de alunos da rede pública e 18% de PPI.

A avaliação interna foi de que são necessárias políticas ainda mais agressivas para atingir o objetivo de inclusão. Comissões internas chegaram até a debater a adoção de cotas, mas a proposta não foi à frente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)