(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

atraso em obras faz UFRJ usar contêineres como salas de aula


postado em 25/05/2015 20:01

Rio de Janeiro, 25 - O atraso nas obras de novos prédios para atender à expansão do número de alunos levou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a usar contêineres adaptados como salas de aula nos últimos anos. Com a crise financeira, parte deles agora está ameaçada de despejo por falta de pagamento do aluguel. O problema atinge principalmente o câmpus de Macaé, cidade no Norte Fluminense.

"Com os cortes, cursos que têm aulas em contêineres alugados estão ameaçados de despejo", disse o presidente da Associação de Docentes da UFRJ, Cláudio Ribeiro. A Reitoria confirmou que os chamados "módulos" usados no câmpus de Macaé são alugados e estão para ser devolvidos.

Na Praia Vermelha (zona sul do Rio), a prefeitura do câmpus informou que os 94 contêineres usados pelos cursos de Relações Internacionais, Administração, Psicologia, Economia e Comunicação foram comprados no ano passado, portanto não há risco de despejo. As salas têm de 44 a 58 metros quadrados e abrigam de 45 a 60 alunos.

Representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o aluno do curso de Filosofia Julio Ancelmo diz que o uso de contêineres é "um sintoma da precariedade e um símbolo do descaso". A situação do patrimônio da UFRJ é tão grave que alguns alunos preferem ter aulas nesses "módulos" do que em prédios da instituição, a maioria em péssimo estado de conservação.

Os contêineres são novos e têm ar-condicionado. Ancelmo diz que os estudantes reivindicam há quatro anos um bandejão na Praia Vermelha e que agora a reitoria assumiu o compromisso de instalá-lo. "Mas o bandejão será em contêiner também", disse o universitário. Outro resultado anunciado após a pressão dos alunos, que ocuparam a Reitoria na semana passada, foi o acordo para que empresas terceirizadas regularizem o pagamento do salário de funcionários do setor de limpeza e segurança, que estava atrasado.

Ribeiro cita outro problema grave, a falta de vagas no alojamento. "A UFRJ tem 200 leitos para 12 mil alunos que são de fora do Rio", disse o professor. No câmpus da Ilha do Fundão (zona norte), esqueletos de prédios em construção indicam que a solução definitiva demorará, pois as obras estão paradas.

Em nota, a Reitoria alega que as obras "estão suspensas temporariamente" não pela crise financeira, mas por "outros motivos, que vão de avaliação de termos aditivos aos contratos à avaliação de pareceres jurídicos". Maior federal do País, a UFRJ tem 60 mil alunos. Uma paralisação dos professores está prevista para o dia 29 e a categoria discute uma greve contra o ajuste fiscal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)