(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missa celebrada em Olinda inicia processo de beatificação e canonização de Dom Helder


03/05/2015 16:45 - atualizado 03/05/2015 16:48

(foto: Sergio Rocha/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas - 21/07/1970)
O caminho para beatificação e canonização do ex-arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Câmara teve início na manhã deste domingo. A Arquidiocese de Recife e Olinda realizou uma missa na Igreja da Sé, em Olinda, e abriu oficialmente o processo de santificação do religioso. O arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, anunciou o Tribunal Eclesiástico responsável por ouvir as pessoas com histórias importantes relacionadas à vida e ao trabalho de Dom Helder. Com cinco pessoas, o grupo também terá a missão de analisar os textos publicados por ele.

Na cerimônia, o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, ressaltou a postura de Dom Helder durante a repressão da ditadura militar e como atuou em defesa dos agricultores e mais necessitados. O momento é considerado histórico para Dom Fernando Saburido, que conduziu a cerimônia. Ele ressalta, porém, que o processo é longo e sem previsão de conclusão.

Após a etapa de coleta de depoimentos que comprovem a relevância de Dom Helder, que serão encaminhados para Roma, é necessário comprovar dois milagres realizados por ele.A Arquidiocese pede para que as pessoas que tenham documento relevante sobre Dom Helder entreguem para colaborar com o processo. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, acompanhou a cerimônia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)