(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil aponta que 800 mil pessoas foram afetadas pelo tornado em Santa Catarina

Número divulgado anteriormente era de 10 mil atingidos. Fenômeno matou duas pessoas e devastou Xanxerê, no oeste do estado


postado em 24/04/2015 09:01 / atualizado em 24/04/2015 09:39

Tornado pode ter atingido 330km/h no seu pico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)(foto: Flavio Carvalho/ Tudo Sobre Xanxerê)
Tornado pode ter atingido 330km/h no seu pico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) (foto: Flavio Carvalho/ Tudo Sobre Xanxerê)

Um laudo divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina mostra que 800 mil pessoas foram afetadas pelos tornados que atingiram Santa Catarina na segunda-feira. Anteriormente, o número divulgado era de 10 mil atingidos. O fenômeno, que durou cinco minutos, devastou Xanxerê, no oeste do estado. O tornado pode ter atingido 330km/h no seu pico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e vai de 0 a 5, essa velocidade corresponde a um F3, classificado como destrutivo.


Duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridos. Os mortos são um motorista de transporte escolar, Alcemar Sutil, de 33 anos, e Deonir Comim, de 31, que trabalhava numa obra, que desabou. Alcemar morreu quando desabou sobre ele a casa onde morava com a família. Segundo testemunhas, o motorista foi atingido ao proteger o filho com o próprio corpo. O menino, de 4 anos, está hospitalizado.

 

Os tornados se formam em situações de calor e muita umidade, que gera a formação de uma nuvem que se desenvolve verticalmente na atmosfera, o cumulonimbus. “Dependendo da topografia, do clima, ela pode em si desencadear um tornado. Não quer dizer que todas as cumulos vão fazer isso”, diz o meteorologista Mamede Luiz Melo, do Inmet de Brasília. Segundo ele, no sábado havia muita umidade descendo do norte do país em direção aos estados do Sul. Em conjunto com a umidade e a chegada de uma frente fria a nuvem ficou maior e intensa, gerando a chamada supercélula, o que ocasionou o tornado.

(Com Agência Estado e Correio Braziliense)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)