(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inmet confirma tornado na região Oeste de Santa Catarina

Passagem de tornado na segunda-feira de segunda-feira deixou dois mortos muitos feridos. Escala meteorológica classifica o fenômeno entre forte e severo


postado em 21/04/2015 11:24 / atualizado em 21/04/2015 13:19

Mais de 500 casas foram atingidas pelo tornado. Mil pessoas estão desabrigadas(foto: Divulgação SDC/SC)
Mais de 500 casas foram atingidas pelo tornado. Mil pessoas estão desabrigadas (foto: Divulgação SDC/SC)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou nesta terça-feira que a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, foi atingida por um tornado na tarde de segunda. Segundo a Defesa Civil do estado, duas pessoas morreram e 1 mil desabrigados.

O meteorologista Mamede Luiz Melo, do Inmet de Brasília, chegou à conclusão por meio de imagens e relatos da população de Xanxerê. “Por essas fotos que mandaram, vídeos, os estragos que me mostraram, e do que comentaram – carros virados, postes de alta tensão retorcidos, casas no meio da rua, na Escala Fujita, ele ficou entre F2 e F3, o que corresponde a uma velocidade de 180 a 250 quilômetros por hora”, explica Melo. A Escala Fujita classifica a velocidade força dos tornados F0 (leve) a F5, o mais forte. Conforme a classificação, o fenômeno registrado em Santa Catarina está entre forte e severo.

Os tornados se formam em situações de calor e muita umidade, que gera a formação de uma nuvem que se desenvolve verticalmente na atmosfera, o cumulonimbus. “Dependendo da topografia, do clima, ela pode em si desencadear um tornado. Não quer dizer que todas as cumulos vão fazer isso”. Conforme Mamede Luiz Melo, no sábado havia muita umidade descendo do norte do país em direção aos estados do Sul. Em conjunto com a umidade e a chegada de uma frente fria a nuvem ficou maior e intensa, gerando a chamada supercélula, o que ocasionou o tornado.

Ainda segundo o meteorologista do Inmet, um tornado pode acontecer em qualquer região do Brasil e do mundo, menos nos polos. Ele destaca que, ao contrário do furacão, o tornado não pode ser detectado com dias ou semanas de antecedência. “Quando você detecta ele já está acontecendo. Você pode prever com um radar depois que ele se forma”. Ainda segundo ele, só é possível prever o trajeto do tornado com até quatro horas da passagem.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que cinco torres de energia foram arrancadas do chão, deixando 200 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. Pelo menos sete bairros foram afetados. O volume de casas destelhadas e postes derrubados ainda não foi calculado, mas a estimativa inicial é de 500 casas danificadas.

A Defesa Civil disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões, 300 cestas básicas. Parte desses itens de auxílio humanitário já foram entregues às famílias e mais produtos devem chegar entre a noite e hoje e a manhã de quarta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)