(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja quais são as seis tendências do verão segundo a São Paulo Fashion Week

Verão da Semana de Moda de São Paulo remete principalmente ao mar. Confira a lista


postado em 17/04/2015 15:25 / atualizado em 17/04/2015 16:30

Evento de moda na capital econômica do país mostra até esta sexta-feira as coleções do verão 2016(foto: Colagem AFP PHOTO)
Evento de moda na capital econômica do país mostra até esta sexta-feira as coleções do verão 2016 (foto: Colagem AFP PHOTO)

Texturas que parecem espuma, tecidos naturais e rústicos, cores claras, peças 'curingas' como bermudas e um casaco de organza: o verão da Semana de Moda de São Paulo remete principalmente ao mar.


O evento de moda na capital econômica do país mostra até esta sexta-feira as coleções do verão 2016 de cerca de 30 estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch, Osklen, João Pimenta, Ronaldo Fraga e a sofisticada moda praia de estilistas como Adriana Degreas, Lenny Niemeyer, Água de Coco e Salinas.


Estas sãos as seis tendências que mais chamaram atenção na São Paulo Fashion Week:


1 - Cores claras e muita luz: "Vamos ter um verão especialmente branco", disse à AFP Gloria Khalil, uma das mais reconhecidas especialistas em moda do país. O branco apareceu em várias coleções como a de Ronaldo Fraga, da Sacada ou de Vitorino Campos, em vestidos, blusas e calças. A especialista chama atenção também para os tons de caramelo e areia, que não costumam estar na paleta de verão, mas apareceram no desfile de Alexandre Herchcovitch . "Temos essas duas novidades nas cores", disse Khalil.


2 - Texturas e relevos: as coleções de Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, além das peças masculinas de João Pimenta, eram convites ao tato. "Muitos bordados, muitos tecidos artesanais, mistura de tecidos, relevos" não só em aplicações, mas para construir peças inteiras, como nos vestidos vaporosos de Herchcovitch em que foi usado chiffon de seda "que rasgou em tiras e voltou a costurar, dando uma textura de espuma sobre a roupa", comentou Khalil. Oskar Metsavaht, estilista da Osklen, utilizou pele de peixes como salmão e pirarucu - grande peixe amazônico - para dar detalhes fortes às bolsas e sapatos. Em outra referência ao mar, a estilista Lenny Niemeyer mostrou biquínis, maiôs e saídas de praia onde os tecidos vazados como redes eram a parte fundamental.


3 - Geometria étnica: a Cavalera apresentou sua coleção ao ar livre junto a um grupo de índios amazônicos Yawanawá que cantou e dançou em volta do fogo. As peças eram muito coloridas e com forte iconografia indígena, lembrando as bijuterias de miçanga coloridas e as penas com que os membros da tribo enfeitam seus corpos. Foi uma mudança muito intensa para a marca, que sempre teve um ar muito urbano. A inspiração amazônica também chegou à Osklen, em uma coleção que prestou homenagem aos índios Ashaninka do norte do país, com intensos tons vermelhos e looks de linhas retas com ponchos e mantas da etnia.


4 - 'Lady like': a silhueta de cintura alta e marcada em vestidos e saias amplas continua reinando. Apareceu na coleção da TNG, que misturou azul, areia e branco com estampas floridas e topetes nos cabelos que remetiam aos anos 1960 e cartões postais do Havaí.


5 - Bermudas: muito amplas, na altura do joelho ou abaixo. A peça apareceu em muitos desfiles, desde propostas estruturadas como na passarela de Vitorino Campos até outras mais leves como em Lilly Sarti, com opções que enfatizam a versatilidade do look, que serve tanto para sair à noite quanto para curtir o dia a dia e a praia.


6 - Terceira peça: indispensável para compor qualquer look. A SPFW mostrou opções mais sérias como casacos sem manga com toque de alfaiataria - sempre em tons claros - até outros muito leves em organza e seda, como na passarela da Animale. "Para que pareça uma brisa ao redor do corpo", disse Arlindo Grund, especialistas em moda e apresentador da edição brasileira do programa de TV "Esquadrão da Moda". Os coletes, em particular, podem ser muito úteis pois alongam o corpo ao criar linhas verticais sobre a silhueta, diz o especialista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)