SIGA O EM

Governo diz que 210 mil estudantes solicitaram Fies após novas regras

Número é menor que o registrado em 2014

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/04/2015 12:01 / atualizado em 01/04/2015 14:52

Agência Estado

O número de estudantes que está no processo de conseguir financiamento estudantil pelo Fies alcançou 210 mil desde a mudança nas regras do programa, segundo informaram em nota a Presidência da República e o Ministério da Educação. O número indica a quantidade de estudantes que conseguiu dar entrada no processo de inscrição pelo sistema do Fies e ainda pode estar aguardando uma resposta sobre a contratação do financiamento.

As inscrições ainda vão até 30 de abril, mas a partir desta quarta-feira, 1, passa a ser exigido nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação. O governo informa ainda que é possível que o prazo de inscrições seja estendido "após análise, para atender às necessidades dos alunos".

O número de 210 mil inscritos sinaliza uma redução na comparação com 2014. Naquele ano, só entre novos contratos aprovados foram mais de 732 mil. O dado de 2014 inclui o primeiro e segundo semestre, mas tradicionalmente o primeiro semestre é um período com maior entrada de alunos nas instituições de ensino e maior procura pelo Fies. No último dia 25, o ministro interino do MEC, Luis Claudio Costa, chegou a afirmar em audiência pública que não é possível garantir a abertura de novas vagas do Fies no segundo semestre.

O dado divulgado nesta quarta-feira reflete a procura pelo programa desde que o sistema do Fies reabriu em fevereiro após mudanças em algumas regras em dezembro. Entre as alterações está a portaria que mudou o fluxo de pagamento para as empresas em 2015.

Instituições de ensino têm reportado ainda que o sistema do Fies tem limitado a inscrição de alunos. Com isso, muitos estudantes estão sendo bloqueados antes mesmo de conseguir formalizar o pedido de adesão ao programa, dizem as empresas.

O MEC informa apenas que houve picos de acessos no sistema e que está adotando critérios de qualidade para distribuir as vagas. A nota de hoje, divulgada pela Presidência da República, afirma que o Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição e que foram implementadas melhorias, como atendimento aos alunos também nos finais de semana por telefone.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600