(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Helicóptero é cercado por jacarés após pouso forçado no Rio


postado em 11/03/2015 08:49 / atualizado em 11/03/2015 08:55

Rio de Janeiro, 11 - Não bastou o pouso de emergência. Para os dois ocupantes de um helicóptero modelo Robinson R22, que decolou às 8h15 de terça-feira, 10, do Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, e precisou aterrissar pouco depois, o pior foi esperar pelo resgate em meio a jacarés, abundantes na região pantanosa onde a aeronave parou, no Bosque da Barra. Quando os bombeiros chegaram, a dupla estava impossibilitada de deixar a aeronave.

Acionados, os homens do quartel da Barra da Tijuca precisaram isolar a área e espantar os animais para resgatar o piloto e o aluno. O bosque, de 50 hectares, é reduto de jacarés. Vivem ali pelo menos 40 deles.

Estavam no helicóptero o piloto Gustavo R., de 33 anos, e o aluno João Ricardo T., de 28. Eles foram retirados sem ferimentos e dispensaram atendimento médico. Os dois faziam um voo de instrução, operado pela Nacional Escola de Pilotagem, que também fica em Jacarepaguá. De acordo com a Infraero, o helicóptero voltaria para o aeroporto no fim do voo.

Segundo o biólogo Jorge Pontes, autor de estudos sobre os jacarés do Bosque da Barra, os animais são da espécie papo-amarelo, ameaçada de extinção. O bosque é uma reserva de preservação ambiental gerida pela prefeitura do Rio.

O especialista conta que o maior réptil do local tem 2 metros de comprimento. Na média, medem 1 metro. De acordo com Pontes, os jacarés do parque são arredios e, de alguns anos para cá, começaram a ser vistos em lagoas da região da Barra da Tijuca por causa da falta d’água nesses reservatórios.

O gerente de segurança operacional da Nacional Escola de Pilotagem, Leonardo Pinto Pereira, disse que a instituição não comentaria o caso até o preparo do relatório do Cenipa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)