(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Decisão de bloquear WhatsApp no Brasil é ilegal, diz advogado especialista

Segundo Alexandre Atheniense, determinação judicial fere o Marco Civil da Internet


postado em 26/02/2015 11:55 / atualizado em 26/02/2015 16:00

(foto: AFP Photo)
(foto: AFP Photo)
A controversa decisão de um juiz do Piauí tomou conta das redes sociais e deixou muita gente de cabelo em pé nessa quarta-feira, quando foi divulgado que o principal aplicativo para troca de mensagens do mundo, o Whatsapp, seria bloqueado em todo o Brasil. De acordo com o magistrado Luis Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), a suspensão dos serviços deve ocorrer em caráter de urgência mas, segundo o advogado especialista em direito digital, Alexandre Atheniense, a decisão é ilegal.

"O WhatsApp não tem escritórios no Brasil, a sede da empresa fica na Califórnia, nos Estados Unidos. Portanto, o juiz brasileiro não tem jurisdição sobre a empresa", afirma Atheniense. Além disso, ele explica que a suspensão do aplicativo é tecnicamente impossível de ser realizada. " O juiz foi contra uma operadora, pedindo o bloqueio do acesso aos domínios e subdomínios do app. A medida foi determinada sem caráter de possibilidade de ser cumprida ou gerar os efeitos pretendidos", conclui.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) comentou a decisão: " SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho". Para a entidade a decisão é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do WhatsApp, decidiu-se suspender o serviço em todo o país. "E para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço", informou o sindicato.

Ainda segundo Atheniense, como o caso e tratado em segredo de justiça, não é possível analisar o que motivou a determinação. "Pelo trecho divulgado, na internet em que há menção à decisão, tudo leva a crer que a medida tenha ocorrido em decorrência de alguma ofensa ou ato ilícito qualquer divulgado pelo Whatsapp. O que está previsto no marco civil é que qualquer conteúdo ilícito divulgado nas redes deve ser solicitado e excluído, mas o juiz não se limitou às mensagens em questão e solicitou o bloqueio de todo o serviço", conclui o especialista. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)