(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Margem seca da Represa Billings é invadida


postado em 29/01/2015 10:01

São Paulo, 29 - Moradores da região de Pedreira, na zona sul, invadiram há um mês uma margem seca da Represa Billings para construir moradias. Segundo um líder comunitário, que não quis ser identificado, a área foi dividida em 12 terrenos e terá ruas dando acesso para a Estrada do Alvarenga, energia e água. "Aqui está seco há três anos e a água nunca mais vai subir. Conheço a região", afirmou. A invasão é uma extensão da Favela da Fumaça, que há pelo menos 15 anos está instalada em um das margens do manancial.

No início da tarde desta quarta-feira, 28, algumas famílias capinavam o mato seco na margem da represa, cada uma em seu respectivo lote. De acordo com os futuros moradores, alguns fiscais da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), responsável por administrar o manancial, já estiveram no local, mas não impediram a demarcação da área. As famílias admitem que vão buscar energia e água de forma irregular, até que ocorra uma futura legalização dos serviços.

"Vamos contar com a ajuda da Sabesp e da Eletropaulo quando a comunidade estiver consolidada. Eles vão ter consideração com a gente", disse uma faxineira de 36 anos, que não se identificou e participa da ocupação.

Disputa na Justiça

A Emae disse que solicitou à Justiça, em 2008, a reintegração de posse das áreas às margens da represa e aguarda "manifestação do Judiciário". Segundo a empresa, em 2012 foi realizado um cadastramento de 150 famílias. A Emae afirmou também que, durante o andamento da ação, "tem notificado os órgãos municipais" sobre o adensamento irregular da área.

A Prefeitura disse que o local é de responsabilidade da Emae, mas que já foi "alvo de diversas ações de remoção" da Subprefeitura da Cidade Ademar, que também apreendeu materiais de construção.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)