(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cetesb multa prefeitura de Araras em R$ 100,7 mil por morte de peixes


postado em 11/12/2014 16:19

Sorocaba, 11 - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou multa de R$ 100,7 mil reais à prefeitura de Araras (SP), cidade da região de Campinas, pela mortandade de peixes ocorrida numa represa de abastecimento do município na segunda-feira, dia 8.

Milhares de peixes morreram depois que o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Semae) abriu um canal ligando a represa Água Boa, que estava com nível muito baixo, para outra represa também usada para abastecimento. Os peixes que não conseguiram nadar pelo canal até o outro lago acabaram morrendo por asfixia.

A Cetesb considerou que a operação não foi bem sucedida e acabou provocando a morte de uma parte significativa dos peixes que viviam no manancial. O Semae informou que, tão logo seja notificado da autuação, vai entrar com todos os recursos cabíveis.

De acordo com o diretor Romildo Bollis, se não houvesse a abertura do canal, todos os peixes estariam mortos, pois a represa estava na iminência de secar. Segundo ele, a decisão foi tomada porque os peixes já estavam morrendo e sendo levados para consumo pela população, com risco de danos à saúde. Ainda segundo Bollis, pelo menos 80% dos peixes, sobretudo os maiores, conseguiram nadar pelo canal até o outro lago e foram salvos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)