(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva faz São Paulo bater média para o mês e Sistema Cantareira ainda continua em queda

Segundo Inmet, a chuva dessa terça-feira foi a maior registrada na cidade desde abril. Ainda assim, o Sistema Cantareira teve queda de 0,1 ponto porcentual


postado em 26/11/2014 11:37 / atualizado em 26/11/2014 12:14

Forte chuva afetou a circulação de trens do metrô e causou transtornos no trânsito(foto: Marcio Fernandes/AE)
Forte chuva afetou a circulação de trens do metrô e causou transtornos no trânsito (foto: Marcio Fernandes/AE)
A chuva intensa dessa terça-feira, e da madrugada desta quarta-feira, ajudou São Paulo a superar a média histórica de precipitação em novembro, que é de 128,4 milímetros. No total, choveu 37,8 milímetros (30% do esperado para o mês), alcançando um acumulado de 132,2 milímetros, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

[Veja a galeria de imagens das chuvas em São Paulo]

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que caiu em São Paulo nessa terça-feira foi a maior registrada na cidade desde abril. A Defesa Civil colocou a capital paulista em estado de atenção, com a forte chuva afetando a circulação de trens do metrô e causando transtornos no trânsito.

O temporal ajudou a recuperar parcialmente os níveis das principais barragens que abastecem a capital. A Represa do Guarapiranga foi a maior beneficiada, com 69,6 milímetros de chuva e um aumento de 1,5 ponto porcentual no nível, que passou de 31,9% para 33,4%.

No Alto Tietê, o índice subiu de 5,7% para 5,8% após chuva de 32,5 milímetros. Os outros dois que subiram foram Alto Cotia, de 27,8% para 29,1% após chuvas de 51,6 milímetros, e Rio Grande, de 63,1% para 63,8% - precipitação de 33 milímetros.

Apesar da chuva, o Sistema Cantareira teve queda de 0,1 ponto porcentual. "Como o Cantareira é o mais deficitário, a recuperação é mais lenta. Essas primeiras chuvas, mesmo sendo volumosas, vão apenas encharcar o solo e ajudar a recuperar a vegetação da região", explicou Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE.

Previsão

Para esta quarta-feira, a previsão é de mais chuva entre o fim da tarde e a manhã de quinta-feira. De acordo com Nazário, a precipitação vai ajudar São Paulo a superar a média de novembro de 2013, quando choveu um total de 135,7 milímetros.

O tempo deve melhorar ao longo da tarde de quinta-feira. A expectativa é de que o tempo permaneça seco entre o fim de semana e só volte a chover na primeira semana de dezembro. "Estamos esperando uma nova frente fria entre os primeiros dias de dezembro. A tendência é que a média de 193,1 milímetros para o último mês do ano seja superada", previu Nazário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)