(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival de Música de Câmara apresenta 44 concertos em SP


postado em 23/11/2014 15:00

Para desmistificar a música de concerto e aproximá-la ao público, dez unidades do Sesc vão sediar 44 apresentações de música de câmara (executada por pequeno número de músicos). O Festival Sesc de Música de Câmara começa na quarta-feira, nas unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pinheiros e Vila Mariana, na capital paulista, e também nas cidades de Araraquara, Santo André, São Carlos, Santos e Sorocaba.

Até o dia 7 de dezembro, 12 grupos se apresentarão no festival, entre eles, Cristian Budu, Cristina Ortiz, Toninho Ferraguti & Quinteto de Cordas e Os Músicos de Capella & Luís Otávio Santos.

“O que entendemos por música de câmara é a música de escrita clássica, culta, mas em vez de ser escrita para grandes conjuntos sinfônicos, ela é escrita para pequenos grupos que podem ser instrumentais, vozes ou mistos, ou seja, instrumentais com vocais”, explicou Cláudia Toni, curadora do festival.

Um dos objetivos do festival é formar plateia para a música de concerto no país. “Por uma questão de tradição no Brasil, a música sinfônica predomina, e o espaço para a música de câmara é muito restrito. Ela [música de câmara], que deveria ser uma música bastante cultivada já que é possível de ser feita em cidades e espaços físicos menores, acaba não existindo como opção de programação”, disse a curadora.

“A ideia [de fazer o festival] surgiu um pouco disso: de como a gente podia suscitar esse interesse por essa música tão rica, feita por formações muito diferentes e trazer novas plateias pouco habituadas a essa música”, acrescentou.

O preço dos ingressos varia de R$ 9 a R$ 60 e são vendidos, pela internet, no site do Sesc. Além dos concertos, o festival vai promover quatro workshops para músicos brasileiros. Mais informações e a programação do evento podem ser obtidas no site do Sesc.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)