(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil tem 828 casos de Febre Chikungunya


postado em 30/10/2014 12:44

O Brasil registrou até 25 de outubro 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por clínico-epidemiológico. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde e, segundo o órgão, 39 pessoas contraíram o vírus depois elas viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

De acordo ainda com o governo, outros 789 casos foram diagnosticados sem registro de viagem internacional. Destes casos, chamados de autóctones, 330 foram registrados em Oiapoque (AP), 371 em Feira de Santana (BA), 82 em Riachão do Jacuípe (BA), dois em Salvador (BA), um em Alagoinhas (BA), um em Cachoeira (BA), um em Amélia Rodrigues/BA e um em Matozinhos (MG).

Prevenção

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)