(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alckmin autoriza contratação emergencial de vinte caminhões-pipa para Itu

Governador revelou que contrato, no valor de R$ 2 milhões, poderá ser prorrogado caso haja necessidade


postado em 23/10/2014 15:37 / atualizado em 23/10/2014 17:50

Vinte caminhões-pipa farão distribuição de água à população de Itu(foto: Agência Brasil/Arquivo)
Vinte caminhões-pipa farão distribuição de água à população de Itu (foto: Agência Brasil/Arquivo)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou a Defesa Civil do Estado a contratar de forma emergencial 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu, informou o governo do Estado. O contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, tem duração de 30 dias e, segundo o governo, poderá ser prorrogado se houver necessidade.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, após reunião entre o secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antonio Tuíze (PSD).

Embora o abastecimento de água seja atribuição municipal, e no caso de Itu esteja sob responsabilidade de uma empresa privada, a Concessionária Águas de Itu, o governo paulista diz que é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade.

A Defesa Civil também comprou sete caixas flexíveis que serão espalhadas pela cidade. As caixas funcionarão como postos de distribuição de água. Além disso, o governo informou que a Sabesp também enviou um engenheiro da empresa para dar consultoria aos técnicos da empresa privada responsável pelo abastecimento na cidade.

Itu vem enfrentando um grave desabastecimento de água desde fevereiro, quando foi decretado racionamento na cidade. A situação crítica de falta d'água tem motivado protestos, muitos deles violentos. A população da cidade continua protestando contra a crítica situação de falta d'água. Nessa quarta-feira, moradores puseram fogo em pneus e entulho em várias partes da cidade. As manifestações, que ocorrem diariamente, questionam, entre outras coisas, a cobrança das contas de água.

No último dia 14, um abaixo-assinado com 3 mil assinaturas foi entregue ao Ministério Público paulista, pedindo intervenção do estado em Itu. Segundo liminar da Justiça, as residências e estabelecimentos comerciais de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, o que não vem sendo cumprido pela concessionária. Na cidade, algumas casas estão sem abastecimento há mais de dez dias. A população enfrenta severo racionamento de água há pelo menos três meses.

A prefeitura informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública. De acordo com a administração municipal, isso seria configurado apenas em uma situação de caos, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças. A concessionária Águas de Itu informou que nessa quarta-feira a programação de abastecimento por caminhões-pipa atendeu a 1.096 domicílios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)