(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Criança de oito anos passa 5 mil trotes para o 190 em São Paulo

De acordo com a PM, a garota usava o celular para brincar e não chegou a comunicar falso crime ou pedir viaturas. Apesar disso, a linha mantinha-se ocupada com o trote, enquanto outras pessoas poderiam precisar do atendimento


postado em 22/10/2014 17:31 / atualizado em 22/10/2014 18:11

A Polícia Militar de Botucatu, em São Paulo, constatou que uma menina de apenas oito anos de idade era a autora de 5.627 trotes passados para o 190 entre maio e outubro deste ano. A garotinha foi surpreendida ontem por PMs quando passava, pelo celular, um novo trote, na Praça da Juventude, no bairro Cohab 1, onde ela mora.

Ao receber nova chamada do mesmo celular, que já estava sendo monitorado pela PM, os atendentes acionaram uma equipe de rua para ir até a praça. Ao chegar ao local, os PMs foram surpreendidos ao ver que a responsável pelas ligações era uma criança. Ao checar o celular, os PMs constataram que o celular tinha o mesmo número que havia efetuado 5.657 ligações para o 190 entre 28 de maio e 14 de outubro.

A menina usava o celular para ir à escola que fica próxima à praça e de lá fazia os trotes. Os PMs acionaram a direção da escola e avó da garotinha, que foram levadas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e liberadas após o registro da ocorrência. Apesar disso, os responsáveis pelos pais da criança não serão responsabilizados, uma vez que o trote é punido como falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal com pena de até seis meses de detenção ou multa.

"Não houve nenhum comunicado falso de crime ou mesmo pedido de viaturas", explicou o capitão Marcelo Ricardo Silva, do 12º Batalhão da PM. Segundo ele, "a criança usava o celular para brincar. Ela costumava rir e falar coisas, mas em nenhum momento a falsa comunicação chegou a se completar, pois os atendentes também percebiam que se tratava de trote", contou. "Apesar disso, os atendentes poderiam estar perdendo tempo com uma ligação falsa enquanto alguém que realmente necessitasse do serviço não conseguia falar no 190". De acordo com a PM, o serviço 190 recebe em torno de 400 a 500 ligações por dia, sendo 20% trotes. Só a garotinha fez em 146 dias, 5.657 ligações, ou seja, quase 40 trotes por dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)