(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chove mais na Grande SP do que na região do Cantareira

Chuvas devem continuar nos próximos dias tanto na Grande São Paulo quanto no interior


postado em 26/09/2014 18:49 / atualizado em 26/09/2014 21:45

A chuva que tem caído na Grande São Paulo desde o início da tarde desta sexta-feira, está mais intensa do que a registrada nas represas do Sistema Cantareira, segundo monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista. Em grave crise de estiagem, o principal manancial paulista opera hoje com apenas 7,2% da capacidade, graças ao uso do volume morto das represas.

Segundo o CGE, a chuva é de fraca intensidade na região de Bragança Paulista e Piracaia, a cerca de 100 quilômetros da capital, onde ficam os dois maiores reservatórios do Cantareira, as Represas Jaguari-Jacareí. O cenário também se repete na cidade de Mairiporã, na entrada da Grande São Paulo, onde fica a Represa Paiva Castro, a menor do sistema. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que monitora e opera os reservatórios, o balanço da chuva no manancial só será concluído na manhã de sábado.

Na Grande São Paulo, de acordo com o CGE, a chuva teve início por volta das 12h30, e tem sido mais intensa na região onde ficam as represas do Sistema Alto Tietê, que também atravessa situação crítica e está com 11,9% da capacidade. Segundo o monitoramento, já choveu 63 milímetros na região da Represa Ponte Nova, em Salesópolis, e 60 milímetros na Represa Jundiaí, em Mogi das Cruzes. Houve forte precipitação também em Mauá, no ABC paulista, com 40 milímetros de chuva nesta tarde.

De acordo com o CGE, as chuvas devem continuar nos próximos dias tanto na Grande São Paulo quanto no interior. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam previsão de chuva de fraca a moderada intensidade na região do Cantareira todos os dias até 2 de outubro. A Sabesp acredita que essa sequência possa até elevar o nível das represas do manancial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)