(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peixes são resgatados de represa no interior de SP


postado em 03/09/2014 19:31 / atualizado em 04/09/2014 07:55

São José do Rio Preto, 03 - A remoção de filhotes de peixes do vertedouro da Represa Municipal de São José do Rio Preto (SP) ganhou uma ajuda extra da chuva nesta quarta-feira, 03. A operação de resgate e transposição de peixes, da parte baixa para a parte superior do lago 1 da represa, iniciada na terça-feira, 02, pela Prefeitura e Polícia Ambiental, deveria continuar nesta quarta, mas a chuva que caiu durante a noite, foi suficiente para elevar o nível e produzir oxigênio suficiente para que os peixinhos pudessem ficar em segurança no vertedouro.

Vinte homens da Polícia Ambiental e Prefeitura recolheram 50 quilos de filhotes -mais de mil peixes - que ficaram isolados no vertedouro do lago 1 da represa, sem condições de seguir rio abaixo ou retornar ao lago superior por causa da queda do nível de água causada pela estiagem. "O nível no vertedouro é de dois a quatro metros, mas com a seca ele estava apenas com um espelho d'água de 10 a 30 centímetros, cessando a vazão pela comporta e impedindo os peixes de descerem o Rio Preto. Com pouca água, os peixes estavam agonizando e iriam morrer por falta de oxigênio", explicou o capitão Alessandro Daleck, da Polícia Ambiental, que comandou a operação em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Com redes de malha e tela de arrasto, os ambientalistas recolhiam os filhotes e os colocavam em baldes, que eram içados para a parte alta do lago, onde os filhotes eram soltos. A operação durou cerca de quatro horas e cerca de 50 quilos de filhotes, de diversas espécies - sobretudo tilápias, lambaris e cascudos, além de cágados - foram resgatados e colocados na parte alta do lago 1, onde a profundidade é de mais de dois metros. "Com certeza recolhemos mais de mil peixes", disse Daleck.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)