(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio já destruiu 70% do Parque em Mato Grosso


postado em 30/08/2014 17:07 / atualizado em 30/08/2014 17:30

Um incêndio no Parque Estadual Serra Azul em Barra do Garças (516 km de Cuiabá) já destruiu em torno de 70% da área, segundo o Corpo de Bombeiros de Barra do Garças. O incêndio começou há seis dias e pode ser comparado ao incêndio que ocorreu em 2007 quando houve devastação de 90% da área.

O suboficial do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, subtenente José Franco Filho, disse que o ar seco aliado à falta de chuvas dificultam o combate ao fogo que reúne, desde o primeiro dia, homens do Exército Brasileiro, servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), brigadistas e voluntários. "Os locais são de difícil acesso. A baixa umidade do ar, altas temperaturas durante o dia e ventos forte a noite dificultam nosso trabalho. Quando controlamos um, outro começa noutro local", observou.

De acordo com a assessoria da Prefeitura local, além dos danos ambientais, o incêndio acaba provocando problemas de saúde. "Nesta época do ano há um agravamento de problemas de saúde, que pioraram nos últimos dias com a fumaça desta queimada na Serra", disse o diretor do Pronto Socorro Municipal de Barra, Jaíltoin Pereira

O combate ao fogo acontece por terra e pelo ar com apoio de uma aeronave com capacidade de cerca de três mil litros de água. Com uma área de 10 mil hectares, o Parque é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter começado acidentalmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)