(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prédio desocupado desaba parcialmente em Boa Viagem


postado em 01/08/2014 11:10

Um prédio desabou parcialmente na manhã desta sexta-feira. O Edifício Emílio Santos, localizado na Rua Hélio Falcão, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, estava desocupado desde maio do ano passado. Ninguém ficou ferido. Por volta das 4h30, os moradores de prédios vizinhos ouviram um forte estrondo vindo do bloco B. O desabamento atingiu todos os quatro andares, na área da varanda do imóvel.

Os três blocos do edifício, do tipo caixão, foram construídos em 1990 e têm 32 apartamentos ao todo. No ano passado, alguns imóveis começaram a apresentar rachaduras e a Defesa Civil foi acionada. No dia 21 de maio de 2013, a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) concluiu a entrega das notificações aos moradores dos três blocos interditados. Na época, técnicos da Secon deixaram o aviso de desocupação imediata dos blocos A, B e C nas mãos do síndico Márcio Costa e de outros residentes. Antes disso, em fevereiro de 2008, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) já havia emitido um laudo classificando como alto o risco de desabamento.

A rotina de sofrimento dos moradores de prédios-caixão na Região Metropolitana do Recife é antiga. No total, de 5,3 mil edificações desse tipo existem na RMR, desse total, 2,3 mil estão no Recife. Segundo números do Itep, 4.770 edifícios, ou seja, cerca de 90% do total na RMR, apresentam riscos entre leves e graves. Já 340 edificações da RMR apresentam risco muito alto. Dessas, 230 continuam habitadas. Cento e onze prédios-caixão da RMR estão interditados, 12 já desabaram total ou parcialmente e 37 pessoas morreram nos últimos 36 anos nos desabamentos de prédios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)