(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Instituto Oceanográfico da USP vai doar navio ao Uruguai


postado em 30/07/2014 08:19 / atualizado em 30/07/2014 10:29

O histórico navio de pesquisa Professor W. Besnard, antecessor do Alpha Crucis na frota do Instituto Oceanográfico da USP, deverá ser doado para o Uruguai, para ser reformado e colocado de volta em atividade. "Acredito que é a melhor solução, o destino mais nobre para ele", diz o diretor do instituto, Frederico Brandini. "Assim ele voltará a singrar os mares e a contribuir para o conhecimento do Atlântico Sul por mais alguns anos."

Construído no fim da década de 1960, com 49 metros de comprimento, o Besnard foi o "barco-chefe" e ícone da oceanografia acadêmica brasileira durante 40 anos, até ser atingido por um incêndio interno, em 2008. Ele permanece encostado no Porto de Santos, aguardando uma decisão sobre o seu destino e vendo sua estrutura se deteriorar cada vez mais.

As possibilidades que estavam sob análise incluíam transformá-lo em um museu ou afundá-lo, para se tornar um recife artificial. Diante do interesse do governo uruguaio de "adotá-lo", porém, a congregação do IO optou por fazer a doação. A decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário da USP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)