17°/ 30°
Belo Horizonte,
31/OUT/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Temperaturas vão continuar baixas no Centro-Oeste

Agência Brasil

Publicação: 29/07/2014 13:09 Atualização:

Os próximos dias vão continuar frios na Região Centro-Oeste, com temperaturas por volta dos 14 graus Celsius (ºC), em Brasília, e ventos que diminuem ainda mais a sensação térmica. Segundo Manuel Rangel, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de massas polares, que são frias e secas, é uma das características do inverno.

Ele explica que as frentes frias não têm relação com as baixas temperaturas dessa última semana. “O que a frente fria provoca é chuva. Mas, como ela faz uma cobertura, a temperatura máxima diminui por um dia ou dois, o que não é o caso.”

Rangel diz que a temperatura mínima deve se elevar nos próximos dias, mas, até o final de agosto, várias massas polares ainda podem passar pela região. “Há também diferença entre o que o equipamento registra e o que a população sente. Para quem está na rua, se estiver ventando, a sensação térmica chega aos 8ºC”.

Segundo o meteorologista, o que varia é a intensidade das massas polares e a distância em relação ao ponto de origem. “Tem certas massas que atingem em cheio a Região Sudeste e vão para o oceano. Tem outras que avançam pelo Centro-Oeste e vão até o sul da Região Norte, determinadas pelos ventos e nisso só a natureza põe a mão.”

Para o especialista do Inmet, dizer que não chove no inverno é um mito. “Para todos os meses do ano existe uma expectativa de chuva. Para o mês de julho, em nossa região, é em torno de 11 milímetros, mas isso não significa que seja obrigado a chover essa quantidade”, disse Rangel, contando que o acumulado de julho já chega a 7,9 milímetros de chuvas, mais de 70% do previsto. “Já a expectativa de chuvas para o mês de agosto é de 8 milímetros, mas já tivemos anos em que não ocorreu nenhuma precipitação”, destacou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.