(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quadro de saúde de Ariano Suassuna segue instável

Escritor e dramaturgo segue internado na UTI do Hospital Português, em coma e respirando por aparelhos, como consequência de um AVC hemorrágico


postado em 23/07/2014 09:04 / atualizado em 23/07/2014 10:10

Ariano continua internado na unidade de tratamento intensivo do Hospital Português, no Recife(foto: Maria Tereza Correia/Estado de Minas - 08/11/2007 )
Ariano continua internado na unidade de tratamento intensivo do Hospital Português, no Recife (foto: Maria Tereza Correia/Estado de Minas - 08/11/2007 )

O estado de saúde do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna mantém-se agravado e instável na manhã desta quarta-feira, 23. A informação é da assessoria do Hospital Português, onde ele se encontra internado desde a noite da segunda-feira, 21, quando sofreu um AVC hemorrágico e foi submetido a cirurgia para colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana.

Autor de Auto da Compadecida, Romance da Pedra do Reino e tantos outros trabalhos que traduziram de forma singular a identidade cultural nordestina, Ariano está em estado de coma e respirando por aparelhos, como consequência de um acidente vascular cerebral hemorrágico sofrido na noite da segunda-feira.

Um novo boletim será divulgado às 11h, desta quarta-feira. O último informe, emitido às 20h dessa terça-feira, informou que o estado de saúde teve uma piora. “Houve agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada”, disse o comunicado assinado pela neurocirugiã Feliciana Castelo Branco.

Ariano, 87 anos, foi internado às 20h da segunda-feira com sangramento intracraniano. Após operação emergencial que terminou por volta das 23h, ele foi encaminhado à UTI Neurológica. Familiares do escritor estiveram ontem à noite no hospital, mas não quiseram falar com a imprensa. Nomes da política pernambucana, entre eles o pré-candidado ao governo do estado pelo PSB, Paulo Câmara, e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, também foram à unidade.

Principal nome do Movimento Armorial, que usou elementos populares para criar obras sofisticadas na literatura, teatro, artes plásticas e outras expressões, o autor paraibano vinha levando uma rotina normal. Na sexta-feira, deu aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns. Na manhã do sábado, tirou fotos com fãs na cidade. Segundo Samarone Lima, assessor de Ariano, ele estava se sentindo bem e muito animado. “Ele estava normal, estava bem”, comentou.

Ariano, porém, tinha enfrentado outros problemas de saúde recentemente. Em agosto, sofreu um infarto e foi internado no Português. Dois dias após receber alta, deu nova entrada na unidade. Ele teria sido encontrado desacordado no chão de casa por familiares.

Nascido em João Pessoa, Ariano se mudou para o Recife em 1942. Ele foi secretário estadual de Cultura no período 1994-1998, durante o governo de Miguel Arraes (1916-2005) e assumiu o mesmo cargo, como secretário especial no primeiro mandato do governo Eduardo Campos (PSB), neto de Arraes, em 2007. Seu foco sempre foi o da valorização da cultura popular, posicionando-se também contra qualquer estrangeirismo da língua portuguesa.

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)