(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com 40 casos por dia, Copa bate recorde de flagrantes da lei seca

Levantamento mostra que agentes flagraram 1.222 motoristas no mês do Mundial


postado em 21/07/2014 09:20

Alguns brasilienses terão más recordações da Copa do Mundo, além das goleadas sofridas pelo Brasil para Alemanha e Holanda. Quem embalou na festa, dirigiu alcoolizado e caiu na fiscalização protagonizou um recorde histórico. Nunca se fizeram tantos flagrantes de alcoolemia ao volante na capital como durante o Mundial de futebol deste ano. Dados obtidos com exclusividade pelo Correio revelam que houve uma média diária de 40 casos. Nem mesmo no auge da lei seca, em 2010, se viu um número tão alto de autuações. Naquele ano, 10.002 pessoas foram punidas, o que representa cerca de 27 por dia.

Entre 12 de junho e 13 de julho últimos, 1.222 motoristas acabaram flagrados por pegar o volante após o consumo de bebida alcoólica. Eles vão responder a processo administrativo, serão proibidos de pegar o volante por um ano e só estarão aptos a dirigir novamente após passarem por curso de reciclagem na escolinha pública de trânsito do Detran. Se nesse período forem flagrados na direção, terão a carteira suspensa por dois anos e, após esse tempo, terão que passar por todo o processo para se habilitar — desde o exame clínico até aulas práticas de volante.

Dos 1.222 alcoolizados durante a Copa, 175 foram detidos e tiveram que pagar fiança para escapar das grades. Além das punições administrativas listadas acima, eles vão responder na Justiça pelo crime de embriaguez ao volante. Se forem réus primários, conseguirão o benefício da suspensão condicional do processo, desde que cumpram exigências impostas pelo juiz. Elas podem ser a proibição de viajar sem autorização judicial, prestação de serviço à comunidade, entre outras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)