(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fundador do grupo Odebrecht morre em Salvador, aos 93


postado em 20/07/2014 10:01

Faleceu no início da noite de sábado, em Salvador, o fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht, de 93 anos. Segundo a empresa, ele teve complicações cardíacas. O enterro será realizado neste domingo, às 11h, no cemitério Campo Santo.

A Construtora Norberto Odebrecht foi criada por ele em 1944. Hoje o conglomerado fatura cerca de R$ 100 bilhões por ano, atua em 23 países e emprega 200 mil pessoas. O grupo completa 70 anos em agosto e uma grande festa estava sendo preparada.

Nascido no Recife em 9 de outubro de 1920, Norberto era formado em Engenharia. Foi para Salvador com os pais aos 5 anos. Aos 15, começou a trabalhar na oficina da empresa do pai, a Emílio Odebrecht, onde aprendeu ofícios de pedreiro, serralheiro e armador. Aos 21, assumiu a empresa do pai e, dois anos depois, criou a Construtora Norberto Odebrecht. Atuou por vários anos no Nordeste e nos anos 1970 expandiu a atuação para outras regiões. O passo seguinte foi a internacionalização. Publicou diversos livros, entre eles "Educação pelo Trabalho" (1991).

Em 1991, passou a presidência da Odebrecht ao filho Emílio e se tornou presidente do Conselho de Administração, cargo também assumido pelo filho em 1998. Desde então, era presidente de honra da Odebrecht, além de presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, criado por ele em 1965 e que hoje atua em projetos sociais na Bahia. O filho Emílio segue na presidência do Conselho de Administração e o neto Marcelo é diretor-presidente do grupo desde 2009.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)