(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Especialista vê gasto pouco eficiente em saúde no país


postado em 16/07/2014 11:07 / atualizado em 16/07/2014 11:34

O sistema brasileiro de saúde enfrenta muitos desafios, mas um dos maiores obstáculos é lidar com o envelhecimento da população. A opinião é de André Médici, especialista em desenvolvimento social e autor do blog Monitor de Saúde. Durante o Fórum Estadão sobre saúde, realizado pelo Grupo Estado em parceria com o Insper, Médici afirmou que a eficiência no gasto com saúde no Brasil é muito baixa, com o País figurando em 48º lugar em uma pesquisa internacional que avaliou esse tópico.

"Em 2002, 59% da população aprovavam as políticas de saúde pública. Em 2014, esse índice caiu para 14%. Existe uma percepção muito grande de que o SUS está piorando. São problemas como demora no atendimento, falta de equipamentos e medicamentos, falta de médicos e profissionais de saúde", comentou durante o painel "Avanços no sistema público e os desafios dos próximos anos".

Também participando do debate, Gonzalo Vecina Neto, representante do Hospital Sírio Libanês, afirmou que é essencial integrar as três esferas de governo. "São Paulo nunca terá uma saúde melhor sem coordenação entre Estado e município, que controlam cada um praticamente a metade dos equipamentos de saúde na capital", afirmou. Ele também apontou a necessidade de maior interligação com a saúde privada, já que quase 30% dos brasileiros possuem assistência médica particular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)