18°/ 28°
Belo Horizonte,
23/NOV/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fórum Estadão 2018 debate a situação da saúde

Agência Estado

Publicação: 16/07/2014 09:37 Atualização: 16/07/2014 09:46

A série Fóruns Estadão 2018, conjunto de debates e cadernos de reportagens sobre temas importantes na vida brasileira, chega nesta quarta-feira, 16, à 4ª edição, focalizando a questão da saúde. A qualidade da assistência no Sistema Único de Saúde, a superlotação da rede particular e o impacto que o envelhecimento da população está causando nos gastos do setor são alguns dos tópicos das discussões.

O evento começa às 9 horas, na sede do Insper - centro de referência em ensino e geração de conhecimento, localizado na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo. E será transmitido ao vivo pela TV Estadão (acessar www.estadao.com.br e clicar no link ao vivo).

"A população envelheceu. Logo estaremos vivendo uma epidemia de centenários. E os gastos, tanto na rede particular como na privada, serão bem mais altos. O País tem de se preparar", diz Gonzalo Vecina Neto, superintendente do Hospital Sírio-Libanês, que será um dos palestrantes do primeiro painel do dia. Hoje, 75% da população é usuária do Sistema Único de Saúde, que recebe um investimento menor do que toda a rede privada, que assiste os 25% restantes.

O debate de hoje contará, no primeiro painel, com a participação de André Medice, do The World Bank e blog Monitor da Saúde, e Naercio Menezes Filho, especialista em Políticas Públicas, do Insper.

Das 10h50 às 12h20, Reynaldo André Brandt, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e Mônica Andrade Viegas, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, debatem sobre o cenário da saúde privada, ao lado dos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Leandro Fonseca (diretor adjunto de Desenvolvimento Setorial) e Cesar Serra (diretor adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras).

Por último, das 12h20 às 13h10, Joyce Mendes de Andrade Schramm, da Fiocruz, Kenya Noronha e Cassio Maldonado Turra, da Universidade Federal de Minas Gerais, falam sobre os desafios demográficos e os novo contexto da saúde. Os debates serão editados no caderno especial Fóruns Estadão 2018, que será publicado na edição de sexta-feira de O Estado de S. Paulo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.