(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rodízio ampliado volta em SP no jogo do Brasil desta terça-feira


postado em 07/07/2014 09:01 / atualizado em 07/07/2014 09:08

Nesta terça-feira, 8, voltará a vigorar o rodízio estendido para carros com finais de placa 3 e 4 na cidade de São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a restrição ocorrerá das 7 às 20 horas. Além disso, quem depende dos ônibus contará com o funcionamento ampliado das faixas exclusivas para coletivos, que ficam à direita nas vias. Elas funcionarão integralmente das 6 às 20 horas, em vez de operarem somente nos horários de pico.

O motivo de ambas as medidas é o jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo de futebol. A partida ocorrerá às 17 horas em Belo Horizonte. Embora a disputa não ocorra na cidade, o trânsito paulistano tende a piorar nos dias de jogos do Brasil - dispensadas mais cedo do trabalho, as pessoas querem voltar rápido para casa ou chegar antes da partida a bares.

Na última sexta-feira, por exemplo, quando a seleção brasileira enfrentou a Colômbia em Fortaleza, às 17 horas, duas horas antes, a capital paulista registrou um trânsito de rush. Às 15h, se formaram 152 km de filas, segundo a CET. A escalada no trânsito começou ao meio-dia, quando a cidade tinha só 8 km de vias congestionadas. Entre uma hora e outra, um salto de 144 km. Isso, mesmo com a vigência do rodízio estendido.

Quando a Prefeitura não adotou a restrição ampliada, como no segundo jogo da seleção brasileira nesta Copa, em junho, os congestionamentos chegaram a 302 km, a terceira maior marca da história. Inicialmente, a intenção da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) era transformar dias de jogos em feriado. A medida, entretanto, foi barrada na Câmara Municipal.

Faixas exclusivas


A partir desta segunda-feira, 7, a Rua Faustolo, na Lapa, na zona oeste da cidade, ganha 1,1 km de faixas exclusivas à direita para os ônibus. O dispositivo passa a valer das 6 às 10 horas e das 16h às 20h, entre segunda e sexta-feira, no trecho que vai da Rua Aurélia até a Rua Sabaúna.

Na quinta-feira, a via terá mais 400 metros de faixas só para os coletivos, entre as Ruas Jeroaquara e Aurélia. Todas as intervenções ocorrem no sentido centro da Faustolo, que somará 1,5 km de faixas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)