(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anvisa: País fez 52.690 transferência de embriões


postado em 04/07/2014 18:19

Brasília, 04 - O Brasil realizou 52.690 transferências de embriões em pacientes submetidas a técnicas de fertilização in vitro em 2013. O número é do 7º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), estudo elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações foram coletadas em 93 bancos de células e tecidos germinativos do País, conhecidos também como "clínicas de reprodução humana assistida".

Ao longo do ano, foram registrados 24.147 ciclos de fertilização in vitro e 5.131 embriões foram doados para pesquisas com células-tronco embrionárias. O estudo mostrou, ainda, que foram congelados 38.062 embriões nas clínicas de reprodução assistida no ano passado. Desse total, 66% estão em bancos da região Sudeste; 14% na região Sul; 12% na região Nordeste; 7 % na região Centro-Oeste; e 1% na região Norte.

A taxa média de clivagem (como é chamada a divisão que dá origem ao embrião) nas clínicas brasileiras foi de 91%. "Os valores apresentados foram compatíveis com valores preconizados em literatura, que é de acima de 80%", cita nota da Anvisa sobre o resultado. A taxa média de fertilização foi de 74%, maior que os valores sugeridos em literatura internacional, que variam entre 65% a 75%, destaca a Anvisa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)