(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grande Recife amanhece sob forte chuva e com ruas alagadas nesta quinta-feira

Em 24 horas choveu o acumulado de 58 mm, o que correspondente a 25% do previsto para todo o mês de junho, o esperado para uma semana inteira


postado em 26/06/2014 09:25

Várias ruas ficaram alagadas e os carros tiveram dificuldades para transitar (foto: Aline Moura/ Reprodução/ Facebook)
Várias ruas ficaram alagadas e os carros tiveram dificuldades para transitar (foto: Aline Moura/ Reprodução/ Facebook)

A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanhece com chuvas nesta quinta-feira. O grande volume de precipitações já era previsto. No final da manhã dessa quarta-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um novo aviso meteorológico com previsão de chuvas com acumulados acima de 50 mm entre a quarta e a quinta-feira. De acordo com o documento, a maior intensidade das chuvas deveria acontecer entre a noite desta quarta-feira e as primeiras horas da quinta.

De acordo com a Apac, em 24 horas choveu o acumulado de 58 mm, o que correspondente a 25% do previsto para todo o mês de junho, o esperado para para uma semana inteira. Para esta quinta-feira, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia, com intensidade moderada a forte.

Como consequência, várias vias estão alagadas, causando transtorno a motoristas, pedestres e moradores. A Avenida Norte tem vários trechos de alagamento. O mesmo acontece na Avenida Antônio de Goes, no Pina; Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbirbeira; na Rua Padre Roma, no Parnamirim e na Estrada da Batalha na Imbiribeira.

Na Avenida Agamenon Magalhães, vários trechos alagados e o canal cheio por conta da maré alta. O novo pico, de 1m40 está previsto para as 14h40.De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) também há pontos de alagamento na Avenida Caxangá próximo ao viaduto da BR-101, no Largo do Cabanga, na Avenida Domingos Ferreira, na Avenida Abdias de Carvalho perto da UPA, Avenida Cruz Cabugá nas imediações da Casa da Indústria e no cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Soledade.

As chuvas atingem, principalmente, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as matas Norte e Sul do estado. Segundo a Apac, as precipitações são provocadas por um canal de umidade que está causando instabilidade e aumento da nebulosidade no setor leste de Pernambuco.

Na segunda-feira passada, a Apac emitiu um alerta com previsão de chuvas com acumulados acima de 30 mm entre os dias 23 e 24 de junho, véspera e dia de São João. As chuvas foram causadas por um sistema meteorológico oriundo do oceano que está se deslocando em direção ao litoral de Pernambuco.

No Recife, equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife podem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

Oficialmente, o inverno começou no dia 21 de junho de 2014. Porém, no nordeste do Brasil, não há uma diferenciação bem definida das estações, então pode-se dizer que existem apenas duas estações, a chuvosa e a seca. No período chuvoso, esperam-se temperaturas mais amenas e uma maior quantidade e frequência das chuvas. É importante lembrar que a quadra chuvosa para a região do Sertão já acabou e que o período chuvoso abrange, principalmente, o Agreste pernambucano e a Região Litorânea, onde as chuvas devem ser mais frequentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)