(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presos em protesto não são black blocs, dizem advogados

Um dos detidos é manifestante mas nega participar de grupo e outro diz que não participava de manifestação


postado em 24/06/2014 16:01 / atualizado em 24/06/2014 17:39

Polícia prende manifestante em protesto na avenida paulista nessa segunda-feira(foto: AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL)
Polícia prende manifestante em protesto na avenida paulista nessa segunda-feira (foto: AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL)

Advogados que acompanharam o depoimento dos dois manifestantes presos em flagrante por associação criminosa em um ato na Avenida Paulista na noite de segunda-feira, 23, negam que ambos sejam adeptos da tática black bloc.

Nesta terça-feira, 24, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que o professor Rafael Marques Luvarghi, de 29 anos, e o técnico laboratorial Fábio Hideki Harano, de 26, foram os dois primeiros black blocs presos em flagrante por associação criminosa.

Segundo a advogada ativista Tatiana Tibério Luz, o professor participava do seu terceiro ato e "não estava mascarado". "Ele estava andando com um colega polonês quando três homens não fardados começaram a bater nele", disse ela. Depois, os policiais teriam feito um cordão de isolamento e um agente à paisana atirou, sem que tivesse sido agredido. Com o professor, foram encontrados apenas um celular e um Ipod, de acordo com a advogada.

A versão do advogado que acompanhou o técnico Fábio Hideki Harano, que trabalha na Universidade de São Paulo, também é outra. De acordo com Luis Rodrigues da Silva, que assistiu o suspeito apenas durante o interrogatório, o seu cliente não fazia nenhum ato de vandalismo nem incitava que outras pessoas o fizessem. "Ele nunca se envolveu em qualquer ato de violência. Ele foi escolhido pois ele estava sempre participando dos atos".

Silva também contesta o suposto artefato que os policiais teriam encontrado. "Não foi feita uma revista na frente dos demais no Metrô. Aquilo foi plantado".

Os pedidos de liberdade para os presos agora deverão ser feitos pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)