20°/ 31°
Belo Horizonte,
31/AGO/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

SP entrega minhocários para despejo de resíduo orgânico

Agência Estado

Publicação: 16/06/2014 21:07 Atualização:

São Paulo, 16 - A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 16, um projeto para a distribuição de 2 mil composteiras domésticas. Os equipamentos, também conhecidos como minhocários, permitem a transformação de resíduos orgânicos em adubo. O material será oferecido de graça para quem quiser participar.

Trata-se da primeira iniciativa da administração municipal no sentido de reduzir o desperdício de resíduos orgânicos que acabam sendo destinados para aterros sanitários. Esse material é composto por restos de alimentos como cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café e saquinhos usados de chá.

O equipamento é dividido em três caixas de plástico. Na superior, é colocada a matéria orgânica, sempre coberta com folhas secas ou serragem, para evitar o mau cheiro e a atração de insetos voadores. Na caixa do meio, ficam as minhocas, misturadas à terra, onde se formará o húmus. As minhocas ajudam a acelerar o processo de decomposição do material orgânico. No último segmento, acumula-se o líquido resultante do processo, que leva cerca de um mês a cada acréscimo de material orgânico para ser produzido. Esse líquido também é rico em nutrientes e serve como fertilizante para as plantas.

Recursos.

De acordo com a Prefeitura, não foram gastos recursos extras para a confecção das composteiras. Elas foram feitas a partir de 0,5% do recurso pago pela administração municipal para as empresas que fazem a coleta de lixo na cidade. Por contrato, as concessionárias devem investir esse valor em campanhas educativas ou relacionadas à preservação ambiental.

Quem quiser se cadastrar para receber uma composteira em casa deve preencher um formulário no site www.compostasaopaulo.eco.br. A página traz outras informações sobre o manejo do material, além de abrigar uma comunidade de participantes do programa. A composteira pode ser acondicionada em cozinhas, quintais ou áreas de serviço de apartamentos, pois não tem cheiro.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.